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Reciclanip recebe prêmio da UNESCO, Instituto-E e Prefeitura do Rio de Janeiro

A premiação, que será entregue na Rio+20, é um reconhecimento ao programa de coleta e destinação de pneus inservíveis conduzido pela indústria nacional de pneumáticos desde 1999.
São Paulo, 1 de junho de 2012 – A Reciclanip, entidade sem fins lucrativos vinculada à Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos (ANIP) e responsável por executar um programa nacional de coleta e destinação de pneus inservíveis, recebe no próximo dia 16 de junho, durante a Rio+20, no Rio de Janeiro, o Prêmio-E na categoria ‘Economia’, com a chancela da UNESCO.
A premiação, em sua 1ª edição, integra a programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e tem por objetivo reconhecer as iniciativas socioambientais mais representativas dos últimos 20 anos, executadas após a ECO-92. Idealizada por Oscar Metsavaht, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, a premiação é uma parceria do Instituto-E, Prefeitura do Rio de Janeiro e UNESCO.
“Este prêmio é um reconhecimento aos esforços e investimentos realizados pelos fabricantes nacionais de pneus, que se empenharam em elaborar e executar, por intermédio da ANIP e da Reciclanip, um programa de reciclagem de pneus que, hoje, é uma referência de logística reversa eficiente para o Brasil e o mundo”, comemora Eugênio Deliberato, Presidente da ANIP e da Reciclanip.
A UNESCO, fundada em 1945, no pós-guerra, está engajada em contribuir para a construção de uma cultura de paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio da educação, das ciências, da cultura e da comunicação e informação. O Instituto-E, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), busca transformar e posicionar o Brasil como ‘o país do desenvolvimento humano sustentável’, por meio de uma rede de diferentes iniciativas e agentes da sociedade.
Reciclanip: caso de sucesso
Os resultados da Reciclanip falam por si. De 1999 até o maio de 2012, o programa já coletou cerca de 2 milhões de toneladas de pneus, o que lotaria o vão de quase dois maracanãs. Desde o início, a interlocução da Reciclanip com o poder público resultou na criação de 743 pontos de coleta em todos os Estados do Brasil e Distrito Federal. Os pneus são levados dos pontos de coleta aos locais de destinação por caminhões, trens e, no Norte do País, até por balsas.
“Nesses 13 anos de existência, um dos méritos do programa foi desenvolver uma nova cadeia produtiva utilizando esses pneus já sem serventia, como insumo para outros produtos”, afirma César Faccio, Gerente-Geral da Reciclanip. Hoje, o pneu inservível é usado na geração de energia calorífica nos fornos das cimenteiras, no asfalto-borracha, em pisos de quadra poliesportiva, em artefatos de borracha, em tapetes para automóveis ou solados de sapato, entre outros.
Desde 1999, os fabricantes nacionais de pneus já investiram mais de US$ 175 milhões no programa. Este montante é gasto inteiramente com a logística de transporte e em investimentos para as destinações. A Reciclanip não gera receita para si e não possui ativos.
Sobre a Reciclanip
Fundada em 2007, a Reciclanip é uma instituição sem fins lucrativos, criada pelas empresas que produzem pneus no Brasil para cuidar exclusivamente das ações de coleta e reciclagem, que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil.
Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.