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Assimétricos, direcionais e simétricos: quais as diferenças entre os pneus

Desenho da banda de rodagem e a montagem correta nas rodas influenciam no desempenho e na segurança do veículo

Além das medidas de aro, largura, profundidade de sulco da banda de rodagem, índice de carga, símbolo de velocidade e aplicações adequadas para o veículo, existem outras características que precisam ser observadas antes de adquirir um pneu, dentre elas está o desenho da banda de rodagem, que pode ser assimétrico, direcional ou simétrico.

A variação no desenho não é de ordem apenas estética, ela também influencia no comportamento do pneu e, por consequência, do veículo. A Dunlop mostra quais são as principais diferenças entre os tipos de bandas de rodagem.

O desenho assimétrico é aquele em que é possível verificar diferença de padrões de sulcos ao se traçar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. O lado voltado para fora do veículo, possui blocos desenvolvidos para que o pneu suporte mais impacto e melhore a dirigibilidade e aderência, principalmente nas curvas, além de não deixar que pedras ou outros detritos entrem na banda de rodagem. O lado voltado para dentro da banda é desenhado para permitir maior vazão da água, melhorando o desempenho na chuva com a redução da aquaplanagem e o centro da banda prioriza a tração.

Pneus assimétricos demandam uma maior atenção no ato da montagem, respeitando-se a inscrição na lateral do produto indicando qual é o lado interno e qual é o lado externo do pneu que deve ser aplicado (interno/externo, ou ainda, inside/outside). Para o rodízio de pneus, este desenho possibilita a mudança dos pneus de um lado para outro do veículo, assim como a simples mudança de eixo, mantendo-se o mesmo lado.

O modelo SP SPORT MAXX 050+ da Dunlop é um exemplo de pneu assimétrico, ou seja, um pneu com ombros sólidos e mais largos que otimizam o contato com a superfície, proporcionando melhor frenagem e máxima aderência em curvas, enquanto sua faixa central otimiza respostas do pneu para direção esportiva durante as manobras.

A Dunlop disponibiliza aos clientes métodos de rodízio conforme ilustrado abaixo. De todo modo, o cliente deve verificar no manual do veículo qual a forma de executar o rodízio é recomendada para seu veículo, prevalecendo a orientação do fabricante.

O pneu direcional é o mais fácil de ser identificado, pois a banda de rodagem forma o desenho que lembra o formato de um “V” e o sentido de rodagem deve ser observado para montar corretamente o produto no veículo. Esse tipo de pneu é recomendado para consumidores que priorizam a esportividade e dirigibilidade, especialmente em condições de piso molhado. Sua principal característica é a maior aderência, pois seu desenho permite expelir água para fora da banda de rodagem mais rapidamente, aumentando a aderência e reduzindo a ocorrência de aquaplanagem.

Em contrapartida, o pneu direcional gera naturalmente um maior nível de ruído na rodagem e limitações no rodízio de pneus, pois o sentido de rotação deve sempre ser respeitado para manter as características de performance e segurança do produto. Em sua lateral há uma indicação do sentido de rotação para a montagem das rodas. A realização de rodízios com maior frequência e maior atenção com a manutenção da pressão de ar conforme especificado pelo fabricante do veículo amenizam a ocorrência de ruídos durante o uso do veículo. O ruído em si não afeta a funcionalidade do produto.

O modelo Direzza DZ102 da Dunlop é um pneu direcional, pois foi projetado para suprir as necessidades dos motoristas que exigem mais performance em pistas secas e molhadas.

Já o pneu simétrico, ao traçar uma linha imaginária no centro de sua banda de rodagem, o desenho visto do lado esquerdo e direito são iguais. Portanto, se girarmos o pneu em pé, o desenho da banda de rodagem irá manter-se o mesmo. Com isso, estes pneus podem ser montados nas rodas em qualquer sentido de rotação, o que facilita o rodízio de pneus nos veículos. No line-up da Dunlop o Grandtrek AT25 é um modelo de pneu simétrico, que possui banda de rodagem com desenho otimizado e composto com sílica que garantem ótima estabilidade e excelente aderência e dirigibilidade para o motorista.

“É importante que o condutor conheça o tipo de pneu usado por seu veículo, pois a montagem incorreta, no lado errado do sentido de rodagem, pode prejudicar o desempenho e a segurança oferecida pelo produto. Por isso, é necessário escolher uma oficina com profissionais qualificados quando for necessário fazer qualquer reparo ou mesmo o rodízio de pneus”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.

Acesse o site da Dunlop para mais informações e dicas de manutenções para os seus pneus: www.dunloppneus.com.br

Fevereiro de 2023

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:

Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.br, facebook.com/dunlopbrasil, instagram.com/dunloppneusbrasil/

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