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Queda de 15,6% nas vendas de pneus para carros de passeio a montadoras no primeiro bimestre 2014 preocupa os fabricantes

A preocupação envolve também a continuidade do crescimento das importações, que representam quase 40% do consumo aparente

 

O fornecimento de pneus por carro de passeio feito pelas associadas à ANIP– Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, às montadoras caiu 15,6% no bimestre, passando de 2,126 milhões para 1,794 milhões, acompanhando a queda na produção da indústria automobilística, apesar das medidas de estímulo do Inovar-Auto. Com isso, os pneus para equipamentos originais, que respondiam por 30,4% das vendas no primeiro bimestre de 2013, neste ano representam 26,5% do total. “O começo do ano não foi dos melhores para o setor de automóveis e o fornecimento de pneus acompanhou o momento menos positivo”, comenta o presidente executivo da ANIP Alberto Mayer que se diz preocupado com a evolução deste segmento do mercado.

 

Para o presidente da ANIP, a inclusão do setor de pneus no programa Inovar-Auto é importante para aumentar a competitividade dos fabricantes nacionais e permitir investimentos maiores em inovação. “Um dos principais objetivos do Inovar-Auto é a redução do consumo de combustível, o que depende fortemente de uma nova geração de pneus, com uso dos chamados pneus verdes, que também trazem significativo ganho ambiental”, diz Mayer.

 

No primeiro bimestre de 2013 as vendas de pneus de carga e agrícolas para montadoras cresceram (6,0%), ao contrário do que aconteceu com o fornecimento ao setor de automóveis. Mesmo assim o total fornecido aos fabricantes de veículos apresentou redução de 6,4%, passando de 3,52 milhões para 3,30 milhões de unidades em janeiro e fevereiro de 2014, comparando com 2013.

 

 

Sobre a ANIP e Reciclanip

 

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas e 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 820 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, até 2013, mais de 2,68 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 536 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.