Pirelli F1: GP da Holanda – Pneus mais duros para a montanha russa de Zandvoort
PNEUS MAIS DUROS PARA A MONTANHA RUSSA DE ZANDVOORT
MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT
“O novo pacote de pneus deve facilitar as ultrapassagens este ano”
“Zandvoort provou ser uma adição espetacular ao calendário no ano passado. As partes mais desafiadoras para os pneus são as curvas 3 e 14, que são tomadas em alta velocidade e colocam forças combinadas por um longo período no carro: downforce, bem como demandas laterais. Juntamente com as outras demandas do layout do circuito, por isso que nomeamos os três compostos mais duros da gama apenas pela quarta vez em 2022, depois dos GPs do Bahrein, Espanha e Grã-Bretanha. O novo pacote de pneus nesta temporada deve facilitar a ultrapassagem em uma pista onde foi difícil passar no ano passado. A maioria dos pilotos parou apenas uma vez para manter a posição na pista, mas desta vez poderá haver mais foco nos compostos mais macios – o que poderia levar a mais duas paradas com os pilotos forçando ainda mais”.
OS PNEUS NA PISTA
- Os três compostos mais duros foram escolhidos para Zandvoort: C1 como o P Zero Branco duro, C2 como o P Zero Amarelo médio, e C3 como o P Zero Vermelho macio.
- Este ano há uma diferença maior entre os compostos C1 e C2 do que havia anteriormente: outra razão pela qual as equipes podem se concentrar mais nos dois compostos mais macios neste fim de semana.
- A inclinação nas Curvas 3 e 14 está em torno de 18 graus: a título de comparação, a inclinação histórica no antigo circuito de Monza (próxima etapa no calendário) era de aproximadamente 30 graus, em média. Indianápolis tem nove graus de inclinação e Jeddah tem 12 graus.
- Zandvoort gera algumas grandes forças g ao redor da pista de 4,2 quilômetros: frear nas Curvas 1 e 11 gera uma desaceleração de cerca de 5g, enquanto a Curva 7 também fornece forças laterais de cerca de 5g.
- Como o nome sugere, Zandvoort pode ser afetado pela areia soprando sobre a superfície: a localização costeira também pode levar a mudanças frequentes na direção do vento.
FÓRMULA 2
Os pneus P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio foram nomeados para o final de semana. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slicks (três duros e dois macios) para usar durante o fim de semana. A corrida de sprint, com duração de 29 voltas, acontece na tarde de sábado antes da corrida de 40 voltas na manhã de domingo.
FÓRMULA 3
Os pilotos têm três novos conjuntos de pneus P Zero amarelo médio para usar durante todo o fim de semana, além de outro conjunto de médios transportados da rodada anterior para uso nos treinos livres. Uma corrida de sprint de 21 voltas será realizada na manhã de sábado, seguida de uma corrida de 26 voltas na manhã de domingo.
GT
A oitava rodada do GT World Challenge, penúltima corrida da Endurance Cup, acontece em Hockenheim, na Alemanha, no mesmo fim de semana do Grande Prêmio da Holanda. O GT World Challenge, que conta com versões de supercarros preparados para corrida exclusivamente equipados com pneus Pirelli, correu pela última vez em Zandvoort em meados de junho.
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