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Pirelli F1: GP da Arábia Saudita – Os três compostos do meio da gama para a rápida pista de Jeddah

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OS TRÊS COMPOSTOS DO MEIO DA GAMA PARA A RÁPIDA PISTA DE JEDDAH

OS PNEUS NA PISTA

  • Menos de quatro meses após sua primeira visita, a Fórmula 1 está de volta à Arábia Saudita. A Pirelli mais uma vez escolheu os compostos do meio da gama: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho macio. Desta vez, porém, é com a nova família de carros e pneus de Fórmula 1, já que as equipes experimentam pela primeira vez o composto C4 na competição deste ano – com os três compostos mais duros nomeados para a rodada de abertura no Bahrein há uma semana.
  • Esta escolha foi feita em função das características da pista de Jeddah (tanto em termos de traçado como de asfalto), as temperaturas esperadas, bem como os dados recolhidos da corrida de estreia em 2021. A nova superfície do ano passado oferece um bom nível de aderência (pontuação três em cinco na classificação da Pirelli) e níveis razoavelmente contidos de abrasão do asfalto (pontuação de dois em cinco na classificação da Pirelli), o que deve levar a desgaste e degradação moderados. A severidade das cargas e velocidades é média, com o estresse geral dos pneus pontuando três em cinco. Devido ao layout de fluxo rápido, a pista não é particularmente exigente em termos de tração e frenagem (marcando dois em cinco na classificação da Pirelli). Espera-se um alto grau de evolução da pista no fim de semana, graças também ao programa de corridas de apoio com a Fórmula 2.
  • O circuito de rua mais rápido da F1 mudou um pouco desde sua estreia no calendário no ano passado, como resultado de modificações solicitadas pelo órgão regulador após alguns incidentes na pista da última vez. Estes consistem principalmente em abrir as linhas de visão através das curvas, movendo as barreiras mais para trás, enquanto a curva final (Curva 27) foi alargada pela remoção de uma arquibancada, o que pode tornar a volta um pouco mais rápida. A curva 13 (de 27) ainda apresenta 12 graus de inclinação, ajudando o fluxo rápido do circuito que o torna a segunda volta mais rápida do ano no geral, depois de Monza.
  • O GP da Arábia Saudita, de 50 voltas, é a segunda corrida noturna consecutiva no calendário, o que significa que as temperaturas da pista podem ser diferentes entre as sessões – como foi o caso do Bahrein – com o TL2 e a classificação mais representativos das condições de corrida.
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“Jeddah marca um desafio completamente diferente em comparação com o GP de abertura, no Bahrein, devido às diversas características da pista, tanto em termos de layout quanto de asfalto. O piloto também usará uma variedade de compostos mais macios neste fim de semana para lidar com as demandas específicas da pista, que é quase tão rápida quanto Monza. As equipes vão para Jeddah sem experiência com esses pneus e carros no circuito, e as condições podem ser um pouco diferentes da última vez na Arábia Saudita, com a corrida agora sendo realizada em uma época diferente do ano e com algumas modificações na pista. Os compostos indicados são os mesmos de 2021, mas sua composição também mudou completamente em relação ao ano passado. Como resultado, as equipes terão muito trabalho a fazer para assimilar o máximo de dados possível durante os treinos livres, especialmente no TL2, que será a única sessão relevante, sendo realizada no mesmo horário da classificação e da corrida”.

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  • A temporada de Fórmula 2, que também começou no Bahrein, continua em Jeddah, onde os compostos P ​​Zero Amarelo médio e P Zero Vermelho macio são indicados. Este é um passo mais duro do que o supermacio, que foi a opção mais macia no ano passado. O macio apresentará um desafio diferente para os pilotos, adicionando mais opções em termos de estratégia e ajudando em qualquer possível relargada após o safety car. Não há reabastecimento durante a classificação deste ano, então os carros agora serão mais pesados​​no início da sessão: o pneu macio oferece mais versatilidade em diferentes cargas de combustível e tem uma vida útil mais longa, permitindo que os pilotos acelerem mais por mais tempo. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus (três médios e dois macios) para usar no fim de semana.
  • ERC

A Pirelli começou o Campeonato Europeu de Rali deste ano da melhor maneira possível com a vitória na rodada de abertura, o Rali Serras de Fafe, em Portugal, que usa alguns estágios também vistos na etapa do país do Campeonato Mundial de Rali. Além da vitória de Nils Solans, o terceiro lugar de Georg Linnemae garantiu dois carros equipados com Pirelli no pódio.

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