Pirelli F1: GP da Bélgica – Verstappen é o mais rápido com o pneu macio C4 em condições climáticas complicadas
DIFERENÇA ENTRE OS COMPOSTOS
RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA
- Apesar da chuva intermitente ao longo do dia, o pneu Cinturato Verde intermediário foi usado apenas para as voltas de instalação (permitindo um jogo extra de pneus intermediários de acordo com os regulamentos) antes que os pilotos mudassem para os P Zero slicks. Max Verstappen, da Red Bull, estabeleceu o melhor tempo do dia no TL2 com o pneu P Zero Vermelho macio C4: o mesmo composto que o piloto da Mercedes Valtteri Bottas usou para liderar a tabela de tempos ao final do TL1.
- Verstappen também foi o mais rápido durante grande parte da sessão do TL1: de forma impressionante, usou o pneu P Zero Branco duro C2 para se manter à frente de vários pilotos que estavam atrás dele com o macio.
- As condições da pista estavam longe das ideais hoje: embora tenha havido piso seco na maior parte do dia e já houvesse alguma borracha na pista, em função das 24 Horas de Spa no início do mês, a superfície úmida e inconsistente (com temperaturas da pista em torno dos 20 graus) significava que os pilotos lutavam para manter a aderência. A sessão do TL2 foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, com as escapadas de Charles Leclerc, da Ferrari, e Verstappen.
- Como resultado, era muito difícil obter informações confiáveissobre as verdadeiras diferenças de desempenho entre os pneus hoje. No entanto, com base nos dados de simulação, há cerca de 0s5 entre o P Zero Vermelho macio e o P Zero Amarelo médio, e aproximadamente 0s6 entre o P Zero Amarelo médio e P Zero Branco duro.
FÓRMULA 3 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Jack Doohan, da Trident, filho da lenda do motociclismo Mick Doohan, conquistou a sua primeira pole position na Fórmula 3 depois de uma sessão de classificação feita inteiramente com pneus de chuva (não há pneus intermediários na Fórmula 3). Doohan estabeleceu seu tempo de pole nos primeiros cinco minutos da sessão, com as condições cada vez piorando, especialmente no segundo setor da volta. Lorenzo Colombo, da Campos Racing, se classificou em 12º e vai começar a corrida de abertura de amanhã como primeiro do grid. As condições difíceis propiciaram uma série de surpresas, com os líderes do campeonato da Prema se classificando fora do top 10 pela primeira vez este ano. A Trident também foi a mais rápida nos treinos livres, cortesia de Clement Novalak com os pneus slick médios nomeados para este fim de semana.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Experimentamos um clima tipicamente variável em Spa, e isso parece que vai continuar assim pelo resto do fim de semana! Se chover, será importante que as equipes considerem o ponto de mudança dos pneus de chuva para os slicks e vice-versa. A pista permaneceu complicada durante todo o dia e vimos os pilotos lutando para encontrar um tempo de volta consistente nestas condições mistas, e é por isso que também é muito difícil ter uma ideia das verdadeiras diferenças de desempenho no momento. No entanto, todos os pneus, exceto o de chuva, foram usados, com as equipes sendo capazes de coletar dados relevantes.”
Facebook: @pirellibrazil Twitter: @Pirelli_Br Instagram: @pirelli_br Linkedin: @Pirelli
_______________________________________
Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br