Pirelli: a veloz pista de Cascavel será o palco da quinta etapa da Stock Car na temporada 2021
PNEUS PIRELLI P ZERO E CINTURATO ESTÃO PREPARADOS PARA O PRINCIPAL DESAFIO DO ANO
#PirelliNaStockCar
Depois de um fim de semana cheio de emoções, com direito a quatro provas disputadas no Autódromo Velocitta, a Stock Car segue para Cascavel, no Paraná, onde será disputada a quinta etapa da principal competição do automobilismo brasileiro. Respeitando o que tem sido uma marca nos últimos anos, a categoria segue com uma disputa ferrenha pelas primeiras colocações da tabela de pilotos. Em um traçado que propicia 170 km/h de média para os carros, certamente não faltará adrenalina na briga por um lugar no pódio.
Assim como a Pirelli, a pista de Cascavel está presente ao lado da Stock Car desde a temporada inaugural em 1979. Após uma ausência de 20 anos, entre 1992 e 2012, o Autódromo Zilmar Beux se estabeleceu como o mais rápido no calendário da categoria. Para a quinta etapa, a fabricante italiana levará os mesmos compostos utilizados no campeonato do ano passado, inclusive com a marca italiana mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero: a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18, formato que teve ótima aceitação por pilotos e chefes de equipe da categoria máxima do Brasil.
Todos os pneus da Stock Car, quesão exclusivos da categoria, foram fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. Com o objetivo de assegurar que os pneus não apresentem diferença de desempenho, toda a produção para a temporada de 2021 foi feita em lote único. Após quatro etapas disputadas, é possível constatar que o equilíbrio segue dentro do esperado para uma competição de alto nível.
“Por ser uma pista de alta velocidade, onde os pneus são bastante exigidos, Cascavel é um local que requer atenção particular e cuidadosa com à cambagem e a pressão. A famosa Curva do Bacião faz com que os pneus Pirelli sejam exigidos ao extremo, pois ela é uma curva de raio longo, em que os carros demoram até dez segundos para a contornarem por completo, carregando assim, devido ao longo tempo de apoio, uma enorme energia nos pneus. O traçado majoritariamente possui curvas para esquerda, portanto os compostos do lado direito do carro são mais exigidos, principalmente o traseiro que é o de tração do carro”, diz Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
Mesmo sem vencer no Velocitta, Daniel Serra somou pontos suficientes para se manter na liderança do campeonato. Agora, Gabriel Casagrande é o mais próximo na ameaça ao tetracampeonato de Serra, estando 15 pontos atrás do líder. Vencedor de duas corridas no último fim de semana de competição, Rubens Barrichello renasceu na disputa pelo título, já figurando entre os seis primeiros da tabela de classificação de pilotos.
A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a quinta etapa, em Cascavel, no sábado às 15h10, enquanto a corrida 1, no domingo, será ao vivo na Band e no SporTV às 12h10, com a corrida 2 às 12h48. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa.
Foto: Duda Bairros/Vicar
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 305/660-18
Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: (3)
Força lateral: (5)
Pneu mais exigido (traseiro direito)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada a frio: 24 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)
Calibragem recomendada a frio: 26 PSI
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI
SÁBADO, 10 DE JULHO
09h00– 10h10: treino livre 1 Stock Car
12h05 – 13h15: treino livre 2 Stock Car
15h10 – 15h55: treino classificatório Stock Car
DOMINGO, 11 DE JULHO
12h10: corrida 1 Stock Car
12h48: corrida 2 Stock Car
Facebook: @pirellibrazil Twitter: @Pirelli_Br Instagram: @pirelli_br Linkedin: @Pirelli
_______________________________________
Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br