MERCEDES LIDERA COM PNEUS MACIOS EM UMA PISTA MUITO ESCORREGADIA
DIFERENÇA ENTRE OS COMPOSTOS
RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA
- Valtteri Bottas, da Mercedes, estabeleceu o melhor tempo nos treinos livres com o pneu P Zero Vermelho macio, na Fórmula 1 regressando a Portugal pela primeira vez desde 1996.
- As condições foram diferentes ao longo do dia, com as temperaturas da pista variando. Isso aumentou a dificuldade de manter os carros na pista em um novo local espetacular para a Fórmula 1, com o TL1 começando em asfalto escorregadio e “verde”.
- Bottas foi o mais rápido em ambas as sessões de hoje: usando pneus P Zero Amarelo médios pela manhã e pneus P Zero Vermelho macios à tarde.
- Com os três pneus mais duros da gama escolhidos, os pilotos foram capazes de dar o máximo para encontrar os limites durante as duas sessões.
- Durante a primeira meia hora de TL2, todos os pilotos também tiveram a primeira amostra do que poderão ser os pneus para o próximo ano, experimentando diferentes protótipos de 2021 em um teste às cegas com o plano definido pela Pirelli. Cada equipe recebeu três conjuntos de protótipos para testar, com um carro equipado para completar uma saída longa, enquanto o outro se concentrou em uma comparação consecutiva de saídas curtas.
- O TL2 foi, posteriormente, interrompido por uma longa bandeira vermelha faltando pouco mais de meia hora para o fim, depois que o Alpha Tauri de Pierre Gasly pegou fogo. Isso foi rapidamente seguido por outra bandeira vermelha, quando outros dois carros se tocaram.
- Como resultado destas interrupções, as equipes só conseguiram rodar com o pneu macio durante a confusa meia hora final da sessão, tendo utilizado apenas o P Zero Branco duro e o P Zero Amarelo médio pela manhã.
- Como houve pouco tempo de ação em todos os compostos e um alto grau de evolução da pista, as diferenças dos pneus só podem ser estimadas, mas parecem estar em torno de 0s9 entre o duro e o médio e 0s6 entre o médio e o macio.
- Para esta corrida e na Turquia, a escolha padrão de pneus foi ajustada, com um jogo a menos de pneus macios e um jogo extra de pneus duros para lidar com a severidade de ambos os circuitos.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Foi muito útil para nós utilizarmos os pneus protótipo não marcados de 2021 durante os primeiros 30 minutos do TL2 de hoje, pois reunimos muitos dados que serão relevantes para validarmos as especificações dos pneus para o próximo ano. Muito obrigado a todas as equipes e pilotos pela realização deste importante teste. Como resultado da realização do teste, bem como das longas interrupções do TL2 esta tarde, as equipes completaram menos tempo de pista do que o habitual, então faltam dados sobre as saídas longas com os pneus de corrida selecionados. Este será, com certeza, um desafio para o resto do fim de semana visto que Portimão é uma pista totalmente nova no calendário e que ninguém está muito familiarizado. De manhã, devido à pista ‘verde’, tivemos algumas granulações – o que não foi uma grande surpresa dadas as circunstâncias. Como esperado, a situação melhorou durante o resto do dia, mas ainda teremos mais evolução da pista conforme mais borracha for acumulada.”
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