Bridgestone participa de missão internacional de exploração espacial com a Jaxa e a Toyota
A empresa apoia as pesquisas sobre pneus para veículos tripulados, pressurizados, necessários para a mobilidade de superfície lunar
São Paulo, 15 de maio de 2019 – A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, anunciou sua participação na missão internacional de exploração espacial em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Toyota Motor Corporation (Toyota). Os objetivos desta missão incluem expandir o domínio da atividade humana e desenvolver a propriedade intelectual na exploração espacial. A contribuição da Bridgestone tem como foco a pesquisa sobre as necessidades de desempenho dos pneus para uso em veículos tripulados e pressurizados*1 para ajudar esses veículos a terem um melhor contato com a superfície da lua.
Para pesquisar essa próxima fase da exploração humana, em parceria com ambas as organizações, a Bridgestone, por meio de uma pesquisa conjunta com a JAXA, examinará o contato entre o veículo, chamado rover, e a superfície lunar, bem como será um parceiro técnico para o Projeto Rover da Toyota.
A experiência e o conhecimento da Bridgestone ajudarão a explorar os desafios de mobilidade enfrentados na superfície lunar, com o desenvolvimento de uma roda elástica para suportar o peso, aceleração e frenagem do veículo, bem como minimizar a absorção de impactos e melhorar a capacidade de manobra, permitindo que o veículo percorra mais de 10.000 km na superfície lunar, necessários para cumprir a missão.
A Bridgestone está orgulhosa de seu legado em desenvolver soluções para atender a desafios únicos de mobilidade e está comprometida em contribuir ativamente para esta missão internacional de exploração espacial, desenvolvendo uma área de contato do pneu com o solo capaz de funcionar mesmo nas difíceis condições de mobilidade experimentadas na superfície lunar da lua.
“Estamos honrados em fazer parceria com a JAXA e a Toyota no desafio da exploração espacial. Acreditamos que nossas capacidades técnicas nos permitem explorar o desenvolvimento de um pneu que é capaz de funcionar mesmo nas mais severas condições experimentadas na superfície da Lua e nos levar a um nível mais alto de mobilidade para a humanidade”, diz Nizar Trigui, diretor de tecnologia da Bridgestone Americas.
“O nosso fundador, Shojiro Ishibashi, acreditava em contribuir para o avanço e desenvolvimento da sociedade, e a Bridgestone cumpre essa crença por meio do Pioneirismo Criativo (Shinshu-Dokuso), parte integrante da nossa filosofia corporativa que permite à empresa desenvolver soluções inovadoras o futuro. Esta missão representa esse compromisso e é um exemplo do compromisso da Bridgestone em melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas”, completa Trigui.
Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)
Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo (de acordo com levantamento realizado pela Tire Business – Global Tire Company Rankings, baseado em vendas de pneus em 2017). Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.
A Bridgestone do Brasil é uma filial da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America (BATO LA), que por sua vez é uma subsidiária da Bridgestone Americas, Inc., (BSAM) com sede em Nashville, Tennessee. A BSBR possui duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC). A empresa é detentora das marcas Bridgestone e Firestone de pneus para veículos de passeio, caminhonetes e pick-ups, caminhões e ônibus, tratores e fora-de-estrada, e veículos industriais, e Bandag para bandas. A companhia atende aos mercados brasileiros de reposição, que abrange toda a rede de revendas, e de equipamento original, formado pelas indústrias montadoras de veículos, além de exportar para países da América do Sul e Central, Caribe, México e Estados Unidos.