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Pirelli – GP do Azerbaijão: Ferrari lidera treinos livres com pneus macios

Baku, 26 de abril de 2019

O QUE APRENDEMOS DO TL1 E TL2

• A falta de ação de pista significa que não aprendemos muito hoje. O TL1 foi praticamente cancelado devido a uma tampa de bueiro solta, enquanto as bandeiras vermelhas também ficaram de forma intermitente no TL2, onde vários pilotos atingiram as barreiras, interrompendo simulações de classificação e corrida.
• Houve, consequentemente, um alto grau de evolução quando os carros estavam rodando, dificultando uma leitura precisa do desempenho relativo.
• A diferença de desempenho entre os pneus médios e macios deve ficar entre 1s2 e 1s4, mas devido à evolução da pista, uma diferença maior de 1s7 foi vista – pois os carros estavam rodando no composto mais rápido à medida que a pista melhorava.
• O desgaste e a degradação são baixos, graças a superfície lisa e a baixa demanda de energia. Como resultado, as equipes se concentraram nos pneus macios e médios, não no duro.
• As temperaturas têm sido variáveis ao longo da semana, com 20 graus centígrados de temperatura ambiente e 38 graus de temperatura do asfalto durante o TL2.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Foi um dia um pouco inconclusivo aqui em Baku, que demonstrou toda a imprevisibilidade que um circuito de rua pode oferecer. Como houve tão pouca ação no TL1, a pista estava especialmente escorregadia no TL2, e a evolução da pista na sequência – assim como mais paradas por bandeiras vermelhas quando os carros sofriam acidentes – dificultou na obtenção de uma imagem real da diferença de desempenho entre os compostos. Esperamos que a diferença atual de 1s7 entre o pneu médio e o macio caia amanhã, embora as distâncias sejam sempre bem grandes em uma pista tão longa como essa. No entanto, já vimos alguns temas surgirem: o desgaste e a degradação são muito baixos e houve um desempenho particularmente forte da Ferrari em ambos os compostos de pneus durante o dia de abertura. O TL3 de amanhã será muito significativo pois os carros estarão se preparando para o classificatório em uma igualdade de condições, depois que a maioria de suas saídas hoje foram interrompidas”.

Treino Livre 1 – Melhores tempos

Treino Livre 2 – Melhores tempos

Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto

Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto

Maior número de voltas por composto

Estatísticas dos pneus

* O número acima indica a quantidade total de quilômetros percorridos hoje no TL1 e TL2, com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.