Releases Associadas

Pirelli: treinos livres do GP da Rússia de Fórmula 1

LEWIS HAMILTON É O MAIS RÁPIDO COM O PNEU P ZERO HIPERMACIO ROSA COM TEMPO PRÓXIMO AO DA POLE DE 2017

SUPERFÍCIE ESCORREGADIA COM GRANDE EVOLUÇÃO COMO ERA ESPERADA NESTA SEXTA-FEIRA EM SOCHI

INTERVALOS DE DESEMPENHO ENTRE OS TRÊS COMPOSTOS SÃO EQUILIBRADOS ATÉ O MOMENTO, MAS O CENÁRIO DEFINITIVO AINDA DEVE APARECER

Sochi, 28 de setembro de 2018 – Usando o pneu P Zero Hipermacio rosa na Rússia pela primeira vez, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, fez o tempo mais rápido nos treinos livres desta sexta-feira, à frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, com o mesmo composto. Seu tempo já estava perto da pole de 2017, mas a superfície escorregadia e suja em Sochi significa que a grande evolução da pista é uma característica comum, com os pilotos muitas vezes lutando para encontrar a aderência ideal. Isto resultou em alguns casos de esfarelamento da superfície do Hipermacio, o que deverá diminuir quando o traçado estiver mais emborrachado. Os pilotos usaram as primeiras sessões para saber tudo sobre os três compostos disponíveis em Sochi, avaliando sua velocidade contra a provável durabilidade em diferentes cargas de combustível. Estes cálculos formarão a base da estratégia de corrida, em um circuito onde as demandas geralmente baixas de energia com os pneus precisam ser equilibradas com o desafio bem conhecido da curva três, que pode exigir muito da borracha.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “com a pista sempre evoluindo tão rapidamente em Sochi, não é fácil tirar conclusões em uma sexta-feira. No entanto, estamos vendo que os tempos de volta estão ficando dramaticamente mais rápidos ao longo de cada sessão. Os compostos também parecem ser uniformemente espaçados em termos de desempenho, que é o que queríamos alcançar com o intervalo entre as nomeações. Era importante para as equipes descobrirem tanto sobre o Hipermacio aqui como puderam, para ver como ele poderia caber em uma estratégia de corrida. Equilibrar a carga entre os pneus dianteiros e traseiros, dado as demandas completamente diferentes entre o primeiro e o terceiro setores deste circuito, é provavelmente uma chave do sucesso na Rússia”.

TL1 – PRIMEIRO TREINO LIVRE (TRÊS MELHORES TEMPOS)

TL2 – SEGUNDO TREINO LIVRE (TRÊS MELHORES TEMPOS)

TL1 – MELHOR TEMPO POR COMPOSTO

TL2 – MELHOR TEMPO POR COMPOSTO

MAIS VOLTAS POR COMPOSTO ATÉ AGORA

ESTATÍSTICAS DO PNEU DO DIA

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

PRESSÕES MÍNIMAS PARA A LARGADA E LIMITES DE CAMBAGEM