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Preview Pirelli: Grande Prêmio da Bélgica

A PISTA MAIS LONGA E MAIS ÉPICA DO CALENDÁRIO

Milão, 20 de agosto de 2018 – Inicialmente, pode parecer que os compostos selecionados para o Grande Prêmio da Bélgica (médio, macio e supermacio) são um estágio mais duro que as escolhas feitas para a mesma corrida no ano passado (macio, supermacio e ultramacio). Mas não é o caso, uma vez que os compostos de 2018 são um nível mais macio que seus equivalentes em 2017. Assim, na verdade, a seleção é exatamente a mesma. A razão para manter a nomeação, mesmo com a performance superior dos carros deste ano, se deve às características únicas de Spa-Francorchamps. Apesar de ser a pista mais longa do ano, com curvas que fazem com que muita energia passe pelos pneus, os compostos selecionados no ano passado provaram ser a escolha correta para esse circuito épico.

OS TRÊS COMPOSTOS SELECIONADOS

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU

• Spa é muito conhecida por seu clima variável. A pista tem 7,004 quilômetros de extensão, o que faz com que possa estar chovendo em parte do circuito e seco em outra. Da mesma forma, pode fazer muito sol nessa época do ano.
• O estresse sobre os pneus vem de todas as direções em Spa. Há pressões laterais, longitudinais e verticais, uma vez que os pilotos lidam com as famosas descida e subida da Eau Rouge, com altas velocidades e cargas verticais extremas.
• Os pilotos fizeram uso total dos três compostos selecionados, com alguns escolhendo a mesma quantidade do composto mais duro (médio) e do composto mais macio (supermacio).
• No ano passado, a estratégia vencedora foi a de duas paradas, mas isso foi influenciado pela entrada tardia de um safety car (o que não é incomum em Spa), que propiciou um pit stop “livre”.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Houve uma interessante variação na escolha de pneus para Spa. As equipes fizeram seleções bem diferentes umas das outras. Isso pode levar a uma ampla variedade de estratégias, principalmente por Spa ser uma pista com boas oportunidades de ultrapassagens. Mas é muito difícil fazer previsões em Spa, especialmente no que se refere ao clima. Assim, as equipes terão que reagir às circunstâncias conforme elas se apresentarem. Para os pneus, não é uma corrida fácil. Apesar disso, fizemos uma nomeação de pneus agressiva no ano passado. A corrida mostrou que essa decisão foi acertada, então usaremos a mesma nomeação novamente, ainda que os compostos tenham outros nomes.”

PRESSÕES MÍNIMAS PARA A LARGADA / LIMITES DE CAMBAGEM

O QUE HÁ DE NOVO:
• Spa renovou seu contrato e permanecerá na Fórmula 1 até pelo menos 2021.
• A Fórmula 2 e a GP3, que também correm com Pirelli, retornam após as férias de verão.
• Durante o mesmo fim de semana, a Pirelli também competirá em outra pista épica, nas 10 Horas de Suzuka, que pela primeira vez terá fornecimento exclusivo da Pirelli.

PNEUS NOMEADOS PARA A TEMPORADA