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Pirelli apresenta o Diablo Rosso Corsa II

“DIABLO ROSSO™ CORSA II, a tecnologia multicomposto da Pirelli para seguir as tendências esportivas dos motociclistas inclusive na estrada

A marca italiana aproveita a experiência desenvolvida no Campeonato Mundial de SuperBike da FIM para criar um pneu com vários compostos, três na traseira e dois na dianteira, oferecendo estabilidade e quilometragem, aderência tanto em pista seca quanto molhada e desempenho esportivo derivado das corridas

Usando seus 15 anos como Fornecedor Oficial de Pneus para todas as classes do Campeonato Mundial de SuperBike da FIM, a Pirelli utilizou as melhores tecnologias e patentes para desenvolver o DIABLO ROSSO™ CORSA II, um pneu inovador desenvolvido nas corridas e feito para uso em estradas e pistas.

Desde o lançamento do DIABLO ROSSO™ CORSA original em 2010, as motocicletas e as necessidades dos motociclistas evoluíram, eles agora buscam desempenho esportivo combinado com versatilidade, não apenas na pista, mas também na estrada. O torque e a potência das motos aumentaram significativamente e a introdução de sofisticados sistemas de controle de tração e ABS em curvas deixou tais ganhos de desempenho à disposição de mais pilotos para alcançar maiores ângulos de inclinação. Consequentemente, o slogan escolhido pela Pirelli para acompanhar o novo produto é “Aceite inclinações mais agressivas”.

De fato, para atender esses requisitos, os engenheiros da Pirelli tiveram que desenvolver uma nova solução tecnológica para o DIABLO ROSSO™ CORSA II, usando compostos diferentes, posicionados com precisão ao longo do perfil do pneu. Desta forma eles conseguiram aumentar a aderência dianteira nas curvas e na frenagem em inclinação e a aderência traseira em ângulos máximos de inclinação do meio para a saída da curva. O resultado é um pneu que oferece confiança e segurança na estrada em todas as condições, com desempenho excepcional e maior quilometragem e é um excelente produto para sessões de “track day”.

DIABLO ROSSO™ CORSA II é a interpretação da Pirelli da tecnologia multicomposto aplicada aos pneus de motocicleta derivada das corridas para uso em pista e estrada. O DIABLO ROSSO™ CORSA II é o primeiro pneu multicomposto para motos da Pirelli que usa dois compostos aplicados em três áreas no pneu dianteiro e um composto triplo em cinco áreas no traseiro para criar a combinação ideal para as motos modernas.

Perfis inovadores, uma nova estrutura derivada das corridas e um novo desenho de banda de rodagem fazem deste pneu uma escolha equilibrada para pilotos que querem um excelente produto para as ruas que também seja eficaz na pista de corrida.

Como fornecedor exclusivo do Campeonato Mundial de SuperBike da FIM desde 2004, uma das estratégias mais importantes da Pirelli foi a de desenvolver tecnologias vencedoras para pneus que funcionem para todos os fabricantes de motos. Usar estas tecnologias com soluções para estrada criou o lema da Pirelli: “Nós vendemos o que corremos e corremos com o que vendemos”. O novo DIABLO ROSSO™ CORSA II ressalta a verdade por trás deste mantra.

O DIABLO ROSSO™ CORSA II foi pensado para pilotos de motocicletas de desempenho médio-alto que apreciam um estilo de condução esportiva nas ruas e não apenas nas pistas. Eles querem um pneu de aquecimento rápido, agilidade, excelente aderência e desempenho consistente pronto para enfrentar os desafios do uso diário. A Pirelli transformou o desempenho de autódromo em versatilidade nas ruas para garantir uma performance superior também na estrada.

Abaixo segue uma tabela que resume as principais características do DIABLO ROSSO ™ CORSA II e os benefícios para o motociclista.

1)  Composto duplo dianteiro, triplo na traseira com uma combinação inovadora de 100% sílica e negro de fumo.

Benefícios: Excelente aderência em todas as condições e ângulos de inclinação dá ao piloto uma sensação de maior segurança na estrada e nas pistas tanto no seco quanto no molhado. Desempenho consistente e uma quilometragem até 20% maior.

2) Características: Estrutura e perfis das pistas adaptados ao uso em estradas.

Benefícios: Maior agilidade proporciona uma trajetória de curva precisa e mais controle em todos os ângulos de inclinação.

3) Características: Novo desenho de banda de rodagem com ombros lisos.

Benefícios: Área de contato com o asfalto melhorada para uma maior aderência e um desgaste mais homogêneo, combinado a uma ótima drenagem em asfalto molhado.

O NOVO PNEU EM DETALHES

A tecnologia de multicompostos da Pirelli

O setor de pneus para Racing Street está em constante evolução, adaptando-se às exigências em constante mudança de entrega de potência, modos de condução e sistemas de controle de tração. As demandas dos pilotos também evoluem. Agora eles querem desempenho esportivo e versatilidade, seja pilotando em estradas sinuosas ou em pistas de corrida.

Para satisfazer estas necessidades, os engenheiros da Pirelli desenvolveram uma nova solução para o DIABLO ROSSO™ CORSA II, usando diferentes compostos, especificamente posicionados ao longo do perfil do pneu.

Pela primeira vez, a Pirelli projetou uma solução bicomposta para o pneu dianteiro — aplicando os dois compostos em três áreas diferentes e um composto triplo no traseiro distribuído em cinco zonas.

Com este design único, o DIABLO ROSSO™ CORSA II da Pirelli conseguiu a combinação perfeita entre dois e três compostos (com alta concentração ou 100% de sílica no centro e 100% de negro de fumo nos ombros), maximizando assim a aderência em todos os ângulos de inclinação e em todas as condições climáticas.

Para o pneu traseiro foi desenvolvida uma nova combinação de compostos para uso em estradas e pistas. Ele é dividido em cinco áreas com três compostos diferentes usados para oferecer a melhor performance em todos os ambientes.

• O composto central tem alto conteúdo de sílica, que garante excelente estabilidade em alta velocidade, desgaste uniforme e alto rendimento quilométrico.
• O composto intermediário, que cobre os ângulos de inclinação intermediários, tem uma formulação de 100% sílica para oferecer uma excelente aderência química tanto em superfícies secas quanto molhadas, apoiados por um composto mais duro no substrato para garantir estabilidade e precisão nas curvas.
• O composto nos ombros é 100% negro de fumo com alto grau de histerese que transforma compressão em calor, fornecendo aquecimento rápido. Ele também tem uma ampla gama de temperaturas de trabalho, o que garante aderência e desempenho estável independentemente da carga. Este composto emprega as mesmas resinas de corrida usadas no DIABLO™ Supercorsa desenvolvidas para uso em altas temperaturas e situações de alto stress, típicos das pistas de corrida.
• O pneu dianteiro foi desenhado para trabalhar em harmonia com o composto do traseiro e é dividido em três zonas com dois compostos diferentes.
• O composto central usa 100% sílica no centro da banda de rodagem, alcançando “aderência química” tanto em superfícies secas quanto molhadas, assim como estabilidade em todas as aplicações, performance normalmente exigida em uso nas ruas e em altas velocidades. A pilotagem no molhado é uma das funções mais cruciais de um pneu dianteiro e portanto, ao contrário do pneu traseiro, o composto com 100% de sílica é usado no centro.
• O composto nos ombros é 100% negro de fumo, o que proporciona ângulos de inclinação típicos de um produto de corrida, garantindo aderência lateral e força nas curvas. Além disso, também há um feedback preciso nas saídas de curva, características valiosas ao se aproximar do limite tanto nas pistas quanto na estrada.

Perfis de corrida
Os perfis do DIABLO ROSSO™ CORSA II derivam diretamente dos usados em corridas.

O perfil do pneu traseiro tem um desenho multirraio vindo das corridas que melhora o controle, convidando o piloto a inclinar a moto mais cedo e facilitando rápidas mudanças de direção.

Comparado com seu antecessor, o DIABLO ROSSO ™ CORSA, o perfil do novo pneu é maior e mais largo, fornecendo uma área de contato maior e mais estável para a motocicleta em inclinação.

O pneu dianteiro segue o mesmo padrão e geometria similar, garantindo uma sensação harmoniosa do par de pneus.

 

O desenho da banda de rodagem: a evolução do flash

Um dos pontos fortes do DIABLO ROSSO™ CORSA II é o desenho da banda de rodagem — uma evolução do DIABLO ROSSO™ III — otimizado para fornecer performance semelhante aos pneus slick de corrida e garantindo soberbo controle em pilotagem nas ruas. O desenho “flash” é uma solução eficaz em termos de compactação da banda de rodagem, relação cheio/vazio, posicionamento dos sulcos e drenagem de água.

O DIABLO ROSSO™ CORSA II oferece uma grande área lisa nos ombros, o que garante soberba aderência bem como precisão e estabilidade em grandes ângulos de inclinação.

Sulcos largos previnem a deformação da banda de rodagem, melhorando a compactação geral e, consequentemente assegurando um desgaste melhor e mais uniforme, seja em condições de estrada, seja nas pistas. O resultado é um pneu altamente estável.

A relação cheio/vazio aplicada nos pneus dianteiro e traseiro do modelo anterior foi modificada e o resultado é uma superfície em contato com o asfalto maior em vários ângulos de inclinação e, com isso, melhor aderência geral em todas as condições.

A porção central do “flash” também aumenta o número de sulcos naquela parte do perfil usado ao se inclinar em uma superfície molhada — em uso convencional em estrada este ângulo geralmente vai de 10° a 30°. O formato dos sulcos foi especialmente desenvolvido para conseguir um rápido aquecimento e excelente drenagem de água. A superfície entre 30° e o ombro é a área afetada na inclinação; aqui, no DIABLO ROSSO™ CORSA II, os sulcos da banda de rodagem foram progressivamente reduzidos até a área ficar completamente lisa. Não haver sulcos evita a deformação e traz máxima estabilidade.

Com o maior nível de aderência e saída de curva em aceleração, as forças laterais geram alto grau de stress no ombro do pneu traseiro. Para suportar esta carga, a resistência à tração da estrutura do ombro foi aumentada.

Para ajudar os pilotos que também usam as pistas de corrida a determinar o desgaste do produto, a Pirelli inseriu um indicador de desgaste chamado Racing Wear Indicator (RWI) no ombro do pneu, o mesmo usado em seus produtos de corrida.

O nome do produto e o símbolo “flash” são apresentados no ombro da banda de rodagem, reafirmando seu DNA DIABLO ROSSO™, incluindo o 0.3 mm “D” (de DIABLO™) impresso na banda de rodagem central do pneu traseiro, uma característica que desaparece após cerca de 300 quilômetros de uso.

A estrutura derivada das corridas

As soluções adotadas para o composto, banda de rodagem e novo perfil aumentam significativamente a aderência e a tração, tornando possíveis velocidades consideravelmente mais altas em inclinação. Contudo, isto significa que os pneus devem absorver forças dinâmicas maiores e por isso maior stress. Para resolver isto, a Pirelli utilizou a nova estrutura – vinda das corridas – mas com rigidez estrutural ligeiramente maior em comparação com seu antecessor para se adaptar perfeitamente às tensões sem perder o conforto.

Para alcançar todo o potencial do DIABLO ROSSO™ CORSA II, um revestimento de fibra liocel de alto módulo foi adotado no pneu traseiro, um revestimento com uma taxa de deformação significativamente menor que as fibras normalmente usadas em pneus de rua. O revestimento de fibra liocel de alto módulo é um tecnologia exclusiva patenteada pela Pirelli desenvolvida através da participação da companhia no Campeonato Mundial de SuperBike da FIM.

O resultado é uma carcaça que resiste melhor ao stress gerado quando se entra agressivamente em uma curva ou ao se acelerar bruscamente enquanto a moto ainda está inclinada. O novo revestimento também responde perfeitamente à aspereza no asfalto, garantindo um bom grau de conforto, e ajuda as motocicletas de última geração a alcançar melhor performance quando o piloto transfere seu peso entre a frente e a traseira, uma característica mais evidente em maiores ângulos de inclinação.

O revestimento radial também oferece um bom grau de rigidez ao pneu dianteiro, apoiando o perfil e permitindo que o composto consiga uma aderência excepcional no asfalto. Ele é feito de Raiom de alto rendimento, que mantém a forma mesmo sob as tensões geradas pelas forças de aceleração e cargas completas.

A combinação das estruturas dianteira e traseira funciona perfeitamente com os últimos sistemas de controle eletrônico, assegurando a melhor performance e entregando os mais altos níveis de confiança e controle ao piloto.

 

O posicionamento na gama de superesportivos da Pirelli

O DIABLO ROSSO™ CORSA II é parte gama de superesportivos da Pirelli como um produto Racing Street, perfeitamente posicionado entre o DIABLO™ Supercorsa SP e o DIABLO ROSSO™ III.

Comparado ao DIABLO™ Supercorsa SP, que foi desenvolvido para ser usado principalmente nas pistas e por isso não tem a aderência no molhado e a alta quilometragem entre seus objetivos de desempenho, o DIABLO ROSSO™ CORSA II foi pensado em termos de perfil, carcaça e desenho de banda de rodagem para ser o típico pneu para estrada com atenção particular à quilometragem e comportamento no molhado, enquanto garante boa performance também na pista.

Em relação ao DIABLO ROSSO™ III, que exerce o papel de um pneu superesportivo com um comportamento equilibrado entre desempenho na estrada combinado a alta quilometragem e excelente comportamento no molhado, o DIABLO ROSSO™ CORSA II oferece uma melhor atuação na pista e em superfície seca à custa de uma quilometragem levemente menor.

 

Medidas
O DIABLO ROSSO™ CORSA II está disponível no Brasil a partir deste mês, em sete medidas, uma para o pneu dianteiro e seis para o traseiro.