Ecoponto está instalado em barracão na vicinal para Juliânia
A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem desenvolvendo importante trabalho na cidade. Muitos dos projetos e programas realizados pela pasta foram alterados, e já se destacam pelas melhorias. Este é o caso do Ecoponto, um espaço próprio para o depósito de pneus velhos que não são mais utilizados e, muitas vezes, poluem o ambiente e acumulam água parada, que neste ano sofreu grandes alterações, melhorando o trabalho desenvolvido na cidade.
A partir deste ano, o Ecoponto funciona em novo endereço. Segundo informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Ecoponto funciona agora na Estrada Vicinal “Romão Lopes Martins”, no quilômetro 2,7, na Estância São Lucas.
O interessado em se desfazer de pneus inservíveis pode procurar pelo local durante o seu horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, ou por meio de agendamento. Para agendar um horário, o interessado pode entrar em contato através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente, (14) 3496-3346.
Atualmente, além de Tupã, o Ecoponto recebe também os pneus das cidades de Iacri, Bastos, Queiroz, Arco-Íris e Parapuã. No local, um funcionário recebe os interessados em se desfazer de pneus. O funcionário é também responsável em orientar essas pessoas.
O local recebe pneus de todos os tipos, sejam eles de carros, caminhões, tratores e bicicletas, entre outros.
Empresa
Por algum tempo, a prefeitura manteve um contrato com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que era responsável em mandar um caminhão a cada determinado período para levar os pneus descartados no Ecoponto. Acontece que, para evitar o acúmulo desse material, a prefeitura contratou uma nova empresa para realizar o trabalho semanalmente.
A partir deste ano, a empresa responsável em recolher o material do Ecoponto é a Reciclanip, que faz o ciclo sustentável do pneu. A empresa já recolhe a cada semana 10 mil quilos de pneus.
Orientação
Existem ainda pessoas que levam pneus com água ao Ecoponto, o que representa um perigo para a saúde pública, uma vez que os pneus ficam aguardando a passagem do caminhão daReciclanip. Enquanto isso, a água parada pode se transformar em abrigo ao mosquito da dengue. Por isso, a orientação é que a população leve ao local pneus livres de água.
Colaboração
Como muitos já sabem, manter pneus inservíveis expostos à chuva e ao calor é crime. O acúmulo de água e a alta temperatura podem gerar focos do mosquito da dengue.
Além disso, jogá-los em aterros sanitários também não é apropriado, pois além de ocuparem muito espaço, levam centenas de anos para se decomporem, o que prejudica o meio ambiente.
É importante que a população saiba que cada vez que os pneus dos carros são trocados, existem caminhos certos para se desfazer dos mesmos. Com o Ecoponto, a população pode colaborar com o meio ambiente e com a saúde pública da cidade.
Ecoponto
Portanto, tupãenses que possuem em suas residências pneus inservíveis, podem se desfazer do material com responsabilidade.
O Ecoponto funciona há alguns anos na cidade. A medida colabora com o meio ambiente, reservando um local para o depósito de pneus inservíveis, que não são mais utilizados e, muitas vezes, poluem o am-biente e acumulam água parada.
Um caminhão da Reciclanip passa no Ecoponto, agora localizado na Estância São Lucas, e recolhe os pneus.
Desde que o Ecoponto passou a funcionar no município, armazenando pneus inservíveis, já foram recolhidos mais de um milhão de quilos.
A população em geral, além de borracharias, que possuem pneus parados, podem colaborar com a medida, depositando o material, que pode servir de criadouros do mosquito “Aedes aegypti”, no Ecoponto. Dessa forma, todos continuarão se prevenindo da dengue.
Fonte: Jornal Diário