Releases Associadas

Ecoponto funciona agora na Estância São Lucas

          Mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, funciona em Tupã o Ecoponto, um espaço próprio para o depósito de pneus inservíveis, que não são mais utilizados e, muitas vezes, poluem o ambiente e acumulam água.
Para quem ainda não conhece, o Ecoponto está funcionando agora em novo endereço, na Estrada Vicinal “Romão Lopes Martins”, no quilômetro 2,7, na Estância São Lucas.
Agora, devidamente identificado, com placa e denominação, o Ecoponto é um dos projetos que já se destaca por beneficiar o meio ambiente.
O interessado em se desfazer de pneus inservíveis, pode procurar pelo local durante o seu horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, ou por meio de agendamento. Para agendar um horário, o interessado pode entrar em contato através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente, (14) 3496-3346.
Atualmente, além de Tupã, o Ecoponto recebe também os pneus das cidades de Iacri, Bastos, Queiroz, Arco-Íris e Parapuã. No local, um funcionário recebe os interessados em se desfazer de pneus. O funcionário é também responsável em orientar essas pessoas. 
O local recebe pneus de todos os tipos, sejam eles de carros, caminhões, tratores e bicicletas, entre outros.

Colaboração
Como muitos já sabem, manter pneus inservíveis expostos à chuva e ao calor é crime. O acúmulo de água e a alta temperatura podem gerar focos do mosquito da dengue.
Além disso, jogá-los em aterros sanitários também não é apropriado, pois além de ocuparem muito espaço, levam centenas de anos para se decomporem, o que prejudica o meio ambiente.
É importante que a população saiba que cada vez que os pneus dos carros são trocados, existem caminhos certos para se desfazer dos mesmos. Com o Ecoponto, a população pode colaborar com o meio ambiente e com a saúde pública da cidade.

Ecoponto
O Ecoponto funciona desde alguns anos na cidade. A medida colabora com o meio ambiente, reservando um local para o depósito de pneus inservíveis, que não são mais utilizados e, muitas vezes, poluem o ambiente e acumulam água parada. 
Um caminhão da Reciclanip, empresa contratada pela prefeitura, responsável em recolher o material, passa no Ecoponto e recolhe os pneus, que são levados para reciclagem. 
Desde que o Ecoponto passou a funcionar no município, armazenando pneus inservíveis, já foram recolhidos mais de um milhão de quilos de pneus. 
A população em geral, além de borracharias, que possuem pneus parados, podem colaborar com a medida, depositando o material, que pode servir de criadouro do mosquito “Aedes aegypti”, no Ecoponto.

Fonte: Jornal Diário