Prefeitura ‘encontra’ 40 t de pneus em Auriflama
Cerca de 40 toneladas de pneus velhos foram encontradas na Escola Agrícola de Auriflama, prédio público instalado na zona rural do município. O acúmulo indevido de resíduos acontece há pelo menos dez anos, mas foi exposto apenas agora pelaatual administração municipal, que classificou o cenário como "resultado de anos de abandono e descaso".
De acordo com a Prefeitura, os pneus velhos são originários da frota municipal e das borracharias particulares. O salão onde os objetos estão acondicionados fica em um dos espaços da escola agrícola, onde são cultivados legumes e verduras utilizados na merenda escolar.
O diretor do Departamento Municipal de Obras, José Aparecido Miranda, explica que a operação de limpeza começou em julho e está prevista para durar até novembro. "Encontramos na escola 40 mil quilos de pneu velho sem nenhuma preocupação em seguir as legislações existentes", afirma.
DESTINO
Conforme Miranda, os pneus estão sendo levados para um galpão de armazenagem em Penápolis, espaço que atende diversos municípios da região. De lá, são recolhidos pela Reciclanip, entidade ligada à Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Conforme a empresa, os pneus são triturados para reutilização, incluindo a mistura com asfalto para uso em pavimentação.