Stepe de pneu de carro terá que ser igual ao original
A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira, em primeira discussão, o Projeto de Lei 2.415/13, de autoria do deputado Dica (PMDB), que obriga as revendedoras de veículos, de qualquer fabricação e modelo, a comercializarem somente os equipamentos com pneu estepe idêntico aos originais.
– Nosso objetivo é resolver o problema relatado por compradores de veículos que estão se sentindo ?enganados? pelas revendedoras. Compram veículos novos e quando necessitam usar o estepe constatam não ser do mesmo modelo. É um disparate alterar o diâmetro do pneu. Isso causa riscos e até morte. O projeto corrige um erro do fabricante – alegou o deputado.
Vendas do setor cresceram 7,5% no bimestre
Levantamento da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mostra que as vendas das associadas cresceram 7,5% no bimestre janeiro/fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, puxadas pelo crescimento de 19,1% nos pneus para veículos de carga, que passaram de 1,268 milhões para 1,509 milhões no período.
– As vendas da categoria cresceram para os três segmentos de mercado atendidos: reposição (mais 19,3%), montadoras (+6,0%) e até para o mercado externo, onde tivemos uma forte ampliação (+48,3%), provocada pela nova geração de caminhões", informa o presidente executivo da Anip Alberto Mayer.
No caso de pneus de passeio, o mercado de reposição manteve a forte expansão apresentada no mês de janeiro, crescendo 19,8% no bimestre, em relação a 2013, enquanto o fornecimento a montadoras caiu 15,6% no bimestre, passando de 2,126 milhões para 1,794 milhões.
– O começo do ano não foi dos melhores para a setor de automóveis e o fornecimento de pneus acompanhou esse momento menos positivo – explica Mayer. No total as vendas de pneus para veículos de passeio das associadas à Anip cresceram 3,4% na soma dos dois meses, passando de 5,817 milhões para 6,014 milhões.
Já as vendas de pneus para camionetas se comportaram de forma próxima ao setor de caminhões e apresentaram expansão nos três segmentos: +18,6% para o mercado de reposição, +20,7% para montadoras e + 4,7% nas exportações.
Fonte: Monitor Mercantil