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Reciclanip: descarte correto de pneus

O descarte adequado de pneus é fundamental para preservação do meio ambiente. Há 15 anos, a Reciclanip, entidade que faz parte do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, recolhe e dá destinação correta aos pneus descartados, evitando que possam causar problemas ambientais, um trabalho realizado em parceira com prefeituras de todo o Brasil.

Nesse período, a entidade já coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 2,8 milhões de toneladas de pneus, quantia que equivale a cerca de 560 milhões de unidades de pneus de carros de passeio, que foram coletadas e destinadas adequadamente.

Para viabilizar o processo de recolhimento, a entidade conta com 834 pontos de coleta, criados em parcerias com as prefeituras municipais e algumas empresas, localizadas em todos os Estados do Brasil. Nestes 15 anos já foram investidos mais de R$ 550 milhões.

 “Por lei, os municípios com mais de 100 mil habitantes precisam ter um ou mais pontos de coleta. Há 299 municípios com essa população ou mais em todo o País, de acordo com o IBGE. Municípios menores devem se coligar para estabelecer pontos comuns. Assim, o número de municípios atendidos é bem superior a mil”, explica o presidente-executivo da entidade, Alberto Mayer.

Os pontos de coletas seguem normas de segurança ambiental e devem ser recintos cobertos. O sistema de coleta do município, os revendedores e mesmo cidadãos devem colocar os pneus inservíveis no Ponto de Coleta. Quando é atingido um volume limite estabelecido pela Reciclanip: 2.000 pneus de passeio ou 300 de carga, a entidade é avisada e um caminhão vai retirá-los. Os pneus recolhidos são encaminhados a destinações aprovadas pelo Ibama.

No Brasil, os pneus inservíveis recolhidos pela Reciclanip podem ser reaproveitados. Depois de moído o pneu, a borracha é separada dos demais componentes, especialmente do aço e do tecido, que também são reutilizados. Entre os produtos que reutilizam a borracha constam solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens de segurança e durabilidade. 

A maioria dos inservíveis é queimada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, devido ao seu alto poder calorífico, em um processo cercado de todos os cuidados ambientais necessários, que envolve o uso de sistemas especiais de filtração e retenção.

Segundo Mayer, é muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos para casa. “Sempre que ele comprar um novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que ele chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários, podendo ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Mayer. 

Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta, que está no site www.reciclanip.com.br

 

Fonte: Na Boléia