Releases Associadas

Fiesp contribui para Virada Sustentável com seminário sobre logística reversa de resíduos sólidos

Evento reúne especialistas em gestão de resíduos, reuso da água, emissão e transferência de poluentes

Aproveitando a realização da quarta edição da Virada Sustentável na capital paulista, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) contribui para a mobilização do tema no país realizando nesta quinta-feira (28/08) uma seminário sobre logística reversa de resíduos sólidos, eficiência hídrica e edifícios inteligentes.

A gente quer criar essa ponte entre o trabalho realizado pelo Departamento do Meio Ambiente [da Fiesp] nos últimos 40 anos com a população. Então entendemos que a linguagem da virada sustentável é muito adequada porque há esse trabalho de tornar toda a questão de sustentabilidade em educação?, disse Celso Itiro Shimura, diretor do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Fiesp, promotor do evento realizado pela divisão de meio ambiente da entidade.

Celso Itiro Shimura, diretor do CJE/Fiesp: linguagem da virada sustentável é muito adequada porque há esse trabalho de tornar toda a questão de sustentabilidade em educação. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Durante a manhã, os participantes do seminário ouviram e debateram os desafios da gestão de resíduos sólidos no Brasil.

As leis obrigam empresas a seguirem determinadas regras de reciclagem e realizar logística reversa, só que tem um meio de campo entre o que é feito na logística reversa e a destinação que deve seria preenchido pelo serviço público. Então essas dificuldades que eu acredito que a indústria esteja enfrentando hoje?, comentou Shimura, que representa a frente ambiental do CJE/Fiesp no Departamento de Meio Ambiente da entidade.

Cesar Faccio, gerente geral de Operações da Reciclanip, também participou do seminário e falou sobre a destinação dos pneumáticos inservíveis, materiais descartados. O gerente falou à Fiesp sobre a logística reversa de pneumáticos (veja a entrevista aqui)

Durante a tarde desta quinta-feira, os discussões devem gravitar em torno da eficiência hídrica e edifícios inteligentes.

Virada Sustentável

Em sua quarta edição em São Paulo, a Virada Cultural mobiliza até 31 de agosto empresas, escolas, universidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), setor público, agentes culturais e movimentos sociais para fortalecer a visão de sustentabilidade na capital paulista.

O seminário realizado pela Fiesp é uma parceria do DMA/Fiesp com os organizadores da Virada Sustentável, apoiado pelo Comitê de Jovens Empreendedores da entidade.

 

Fonte: Fiesp