Releases Associadas

Resíduos especiais: saiba como descartar pneus usados

A dúvida ainda é comum na cabeça do cidadão: o que faço com os pneus usados que acabei de trocar no meu carro? Vez ou outra, a questão chega por meio do formulário na seção Fale Conosco disponível site da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) no portal da Prefeitura de Maceió – http://www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco/ – e pelo serviço Disque-Limpeza, no número 3315-2600.

Em ambos os casos – e também na seção Resíduos Especiais do site (http://www.maceio.al.gov.br/slum/residuos-especiais/) -, o cidadão será orientado para levar o pneu a ser descartado para a Van Borracharia, situada na Av. Djalma Fragoso de Alencar, 19, Jardim Petrópolis II, quadra F-2, Chã da Jaqueira.

"Mas por que a prefeitura não recolhe esse material?", pergunta o usuário desavisado. A resposta está no parágrafo 3º, do Artigo 8º do Código de Limpeza Urbana de Maceió. Nele, estão descritas as categorias dos chamados resíduos sólidos especiais. Ao todos, são 19 itens, sendo pneus classificado no sétimo deles, conforme texto abaixo:

Pneus, móveis domésticos e veículos abandonados

VII – "Veículos inservíveis ou irrecuperáveis abandonados nas vias e logradouros públicos, carcaças, pneus e acessórios de veículos, bens móveis, eletrodomésticos imprestáveis e resíduos volumosos." 

Para este tipo de resíduo, a determinação do Código de Limpeza e do próprio Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é que destinação seja feita pelo consumidor diretamente ao fabricante, distribuidor ou comerciante – a depender de cada caso. É a chamada logística reversa, que trata a Lei nº 12.305/2010. Além dos pneus, baterias, pilhas, óleos combustíveis e lâmpadas fluorescentes, entre outros, devem ser destinados obedecendo à chamada logística reversa.

Reciclanip

Contudo, a prática ainda não é exercida de acordo com a lei. Nem sempre fabricantes e comerciantes não oferecem logística adequada para que o cidadão devolva os pneus usados. Em 2007, uma parceria envolvendo as multinacionais Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli criou a Reciclanip, empresa cujo objetivo é o recolhimento e destinação correta de pneus inservíveis.

Em 2010, a Continental filiou-se à entidade e, em 2014, foi a vez da Dunlop. Eles estimam que, desde 1999, 536 milhões de pneus de veículos de passeio foram recolhidos.

Em Maceió, a Van Borracharia é o ponto de entrega de pneus que são recolhidos pela Reciclanip. Mas é preciso que o cidadão faça a entrega. Outra possibilidade é tentar deixar os pneus velhos na loja do comerciante em que você comprou ou na que está comprando os novos. O único local em que você não deve descarta-los é no meio-ambiente e em vias públicas e terrenos. Os danos ambientais são irreparáveis. De acordo com os especialistas,

Ao entregar os pneus inservíveis no local indicado, você sabe que ele será destinado corretamente e reciclado para diversos usos, como combustível alternativo para as indústrias de cimento e fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Além disso, há modos criativos de reutilização, como a transformação em vasos, brinquedos e peças ornamentais, entre outros.

De acordo com a Reciclanip "mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos".

Entrega de pneus inservíveis

Van Borracharia – (82) 3371-6327/9301-5860
Av. Djalma Fragoso de Alencar, 19, Jardim Petrópolis II, quadra F-2, Chã da Jaqueira.

 

Fonte: Cada Minuto