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Reciclanip retira do meio ambiente mais de mais de 334 mil toneladas de pneus inservíveis até o 3° trimestre de 2014

Pioneira no trabalho de logística reversa no país, a indústria de pneus prevê investir neste ano R$ 103 milhões para atender ou superar ao compromisso estabelecido com o IBAMA e dar destino correto aos pneus inservíveis que vende no Brasil e são recolhidos em 834 pontos de coleta nos 27 estados.
 
O descarte irregular de pneus inservíveis pode causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública, e para que isso não aconteça, a Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 334 mil toneladas de pneus inservíveis durante os primeiros nove meses do ano. Esta quantia equivale a 66,8 milhões de unidades de pneus de carros de passeio retirados das ruas, estradas e rios das 27 capitais brasileiras. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.
 
"A previsão de investimento para 2014 é de R$ 103 milhões, valor superior ao investido no ano passado. Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos na destinação correta. Temos hoje mais de 834 pontos de coleta e uma média de 70 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano. Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes", explica Alberto Mayer, presidente da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e da Reclanip. Ele lembra que este ano a operação completa 15 anos de atividades, sem interrupções. "Temos insistido com as áreas de governo para que isente de impostos a operação de reciclagem, não só de nosso setor, como dos demais, mas ainda não tivemos sucesso neste pleito", diz o presidente da ANIP.
 
Desde 1999, quando os fabricantes de pneus iniciaram esse processo, 2,97 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 594 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram R$ 581,3 milhões no programa até setembro de 2014. "Infelizmente nem tosos os importadores procedem da mesma maneira, criando uma concorrência desleal pela redução de seu custo, além CE deixarem um passivo ambiental", acrescenta Alberto Mayer.
 
Fonte: Blog Paulo Nunes