Prefeitura de Nioaque recolhe mais de 2000 pneus para reciclagem
A Prefeitura Municipal de Nioaque – através do Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Vigilância Sanitária – desenvolve um projeto que visa o recolhimento de pneus inservíveis, gerados pelo município de Nioaque. A iniciativa está contemplada no Programa de Coleta Seletiva que será implantada no município e atende a resolução 416/2009, onde dispõe sobre prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente.
Serão envolvidos no programa os pontos de produção desses resíduos, tais como borracharias, centros automotivos de alinhamento entre outros, que receberão orientações da Vigilância Sanitária sobre o recolhimento desses resíduos e serão informados sobre o local do eco ponto de coleta, localizado na rua guia Lopes, barracão da Cibrazen.
A ação tem por objetivo a eliminação dos pontos de despejos irregulares localizados na cidade visando um grande ganho ambiental, tendo assim, a diminuição da poluição visual e principalmente do solo, proporcionando melhoria da saúde pública pela diminuição dos focos da dengue e outras pragas urbanas.
A Prefeitura Municipal está formalizando a parceria com a Reciclanip, entidade esta que cuida exclusivamente da coleta e destinação de pneus usados no Brasil. A Reciclanip tem 726 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil, um desses eco ponto será no município, que já disponibiliza um local de acordo com as normas de segurança e higiene para recolher e armazenar os pneus.
Quando o eco ponto de coleta atingir uma quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhão, a Reciclanip será comunicada e por sua vez, será programada a retirada do material com os transportadores conveniados.
Só neste mês de outubro a Prefeitura já promoveu dois recolhimentos de pneus, iniciativa que serve de exemplo a quem ainda não conseguiu dar um destino correto aos pneus usados que acumulam rapidamente e em grande quantidade.
Todo material foi destinado à empresa Ecopneu de Campo Grande, que tritura os pneus e os encaminha para reciclagem onde são utilizados na fabricação de concreto ecológico ou enviados para sementeiras que recebem o material triturado em seus fornos e envia como matéria-prima para novos produtos como asfalto-borracha, pisos de quadra poliesportiva, artefatos de borracha, tapetes para automóveis ou solados de sapato.
Hoje, a principal destinação é como combustível alternativo para as indústrias de cimento, o que representa mais da metade da utilização.
A Prefeitura de Nioaque, com essa iniciativa, atua de forma exemplar no cuidado com o meio ambiente ao dar destino correto a esses resíduos, contribuindo assim com a natureza e com o cuidado do bem estar da população.
(com informações de Assessoria)