Ecoponto será desativado
O ecoponto, instalado no Pavilhão III do parque de exposições Sirgfried Ritter deverá ser desativado até o final de janeiro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Santo Ângelo. O local serve principalmente como depósito de pneus que não são mais utilizados.
O secretário José Ricardo Ferreira afirma que as empresas com esses resíduos verão entregar esse material aos seus fornecedores. Segundo ele, cerca de 15 toneladas de pneus antigos encontram-se no local.
José afirma que a Prefeitura mantém convênio com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), sediada na cidade de Curitiba (PR). A Anip periodicamente realiza o recolhimento dos resíduos que são aproveitados para transformação em asfalto ecológico. A entidade mantém um programa de coleta e destinação de pneus inservíveis.
Em função das atuais condições climáticas nesta época do ano com chuvas em excesso intercaladas com dias de altas temperaturas, Ferreira recomenda que os proprietários das borracharias encaminhem semanalmente os pneus velhos para o ecoponto no parque uma vez que podem se tornar criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue.
A Secretaria apenas recebe os pneus na sexta-feira. O assessor do secretário, Leonardo Machado, afirma que, são as próprias empresas do ramo ou mesmo borracharias que fazem a entrega de pneus semanalmente no Parque. Esse serviço provavelmente poderá ser assumido por uma empresa de outro centro urbano que deverá alugar um galpão em determinado local da cidade e transformá-lo em ponto de recolhimento dos pneus.
Foto: Banco de dados/AT