Releases Associadas

Reciclagem de pneus cresce 10,15% em 2014

Fonte: DCI 

Da redação
 
São Paulo – A reciclagem de pneus pela indústria nacional cresceu 10,15% em 2014, para 445 mil toneladas. Para este ano, a Reciclanip, entidade responsável pelo trabalho, projeta investimentos de R$ 105 milhões. 
 
"Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos custos, e também para todo o investimento na destinação correta dos pneus inservíveis", afirmou, em comunicado à imprensa, o presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), Alberto Mayer.
 
O volume coletado no ano passado equivale a 89 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.
 
De acordo com a entidade, desde 1999, quando os fabricantes iniciaram o processo de reciclagem, 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 600 milhões de pneus de carros de passeio. 
 
A Reciclanip informa ainda que, desde então, os fabricantes de pneus já investiram R$ 700 milhões no programa até dezembro de 2014. 
 
Por outro lado, Mayer destaca que nem todos os importadores procedem da mesma forma. "Esse fator já criou um passivo ambiental superior a 200 mil toneladas de pneus inservíveis não recolhidos", destaca o dirigente.
 
"A Reciclanip vem superando anualmente as metas estabelecidas, o que gera um custo adicional aos fabricantes", pontua Mayer. "Ao não efetuar o recolhimento e destinação adequada, o importador cria concorrência desleal com a produção nacional, pela redução de seu custo com esta operação", acrescenta.
 
Ainda segundo a Anip, os 834 pontos de coleta atuais estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal. Em 2004, eram apenas 85 unidades em todo o País.