Releases Associadas

Semma faz parceria com Cooperativa de Pneus para regularização e descarte correto

Gazeta MT – Cuiabá/MT – NOTÍCIAS – 06/03/2015 – 12:45:06
Autor não encontrado

 

Gazeta MT

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, recebeu nesta semana, em seu gabinete, a nova presidência da Cooperativa de Reciclagem de Pneus – Coorep, que solicitou parceria do Município para um processo de aproximação e fiscalização de todos os borracheiros e empresários do ramo na cidade para que haja uma regularização do setor, especialmente no que se refere à destinação correta de materiais inutilizáveis.

Na visão de Lindomar, que aceitou prontamente a proposta, o objetivo central do trabalho será o de inicialmente revisar as condições até mesmo de atuação dos pequenos e microempresários, quanto a questões sanitárias e de alvará de funcionamento, para que em um segundo plano haja uma orientação em relação a necessidade de organizar o descarte.

"A Coorep é um ponto autorizado de coleta em Rondonópolis, vinculado a Reciclanip, que é uma entidade nacional criada pelas principais indústrias de pneus do Brasil, que fornece a condição de recolhimento de inservíveis de maneira gratuita. Nossa visita nestes empreendimentos não só vai ser no sentido de cobrar o descarte correto, como também para impedir a estocagem irregular, o que nós bem sabemos que é um risco à saúde pública devido ao acúmulo de água e a possibilidade de proliferação, por exemplo, do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya", avaliou.

O novo presidente da Coorep, Luis Pedroso de Oliveira, afirma que a luta contra os malefícios causados pelos pneus abandonados na natureza será intensificada. "Primeiro temos de esclarecer uma coisa: a reciclanip e nós focamos inicialmente pelo pneu nacional, que é da nossa verdadeira responsabilidade, o pneu importado é um contrabando. Mas como a proteção da natureza é uma causa maior recolhemos os dois, tendo o segundo uma pequena taxa de correção a quem descarte", explica.

Pedroso ainda acrescenta que o projeto da nova gestão contemplará uma coleta assistida dos inservíveis por toda cidade. "Hoje, funcionamos na MT 270, próximos ao restaurante Alto da Colina. Mas para não ter problemas de logística, vamos disponibilizar um caminhão e passar pelas transportadoras e borracharias para recolher no local os materiais para não haver desculpas. Pelo deslocamento deste caminhão, cobraremos uma pequena taxa por pneu recolhido, o que ficará muito mais barato ao empresário que gastar gasolina para levar até nossa sede. Este empresário receberá da reciclanip o selo verde de qualidade, o que valorizará seu empreendimento. Ao cidadão comum, só cobramos a consciência para que leve até nós o pneu sem utilidade, lembrando que se ele for pego jogando na natureza, pela Semma ou Polícia Ambiental, pode até ser preso", concluiu.