Releases Associadas

Semam consegue dar destinação correta a mais de 50 toneladas de pneus inservíveis

Em novembro passado, os agentes ambientais, sob o comando do secretário Gláuber Silva que acompanhou de perto esse remoção, organizaram esse material que se encontrava recolhido em depósitos no bairro Altamira e encaminharam à empresa RECICLANIP que enviou as carretas para o transporte sem nenhum ônus para o município de Picos/PI.
Naquela oportunidade foram mais de 24 toneladas transportadas para o destino correto por esta empresa e agora serão mais de 25 toneladas. A expectativa é que a RECICLANIP visite o município de Picos/PI a cada dois meses para recolher esse material, segundo o gestor ambiental.
Essa sonhada parceria com a RECICLANIP, associação criada em 2007 por fabricantes de grandes marcas de pneus foi firmada em 2014 graças a toda uma articulação da SEMAM e do governo municipal com esse grupo que hoje é referência internacionalmente.
As empresas geradoras de pneus inservíveis em Picos/PI, obedecendo às exigências legais para a destinação correta, devem fazer um cadastro na SEMAM, ao qual emitirá uma autorização para a dispersão dos pneus no ponto de coleta indicado.
Todas as disposições legais para a destinação dos pneus de acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa além das exigências que justificam a parceria entre o Município e a Associação estão previstas na Resolução de Responsabilidade Compartilhada dos Geradores de Pneus (n° 005/2014 de 02 de dezembro de 2014).
Esta Resolução integra a Legislação Ambiental do Município de Picos e é um dos marcos no combate à dispersão indevida de pneus em ruas, terrenos baldios e até no Rio Guaribas.