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PIRELLI ANUNCIA O CALENDÁRIO DE TESTES COM O NOVO PNEU MAIS LARGO DA FÓRMULA 1 PARA 2017 FERRARI COMEÇA NOS DIAS 1 E 2 DE AGOSTO, SEGUIDA PELA RED BULL E MERCEDES. O TESTE COLETIVO PARA CONFIRMAÇÃO DE DADOS SERÁ NO FINAL DE NOVEMBRO

PIRELLI ANUNCIA O CALENDÁRIO DE TESTES COM O NOVO PNEU MAIS LARGO DA FÓRMULA 1 PARA 2017

FERRARI COMEÇA NOS DIAS 1 E 2 DE AGOSTO, SEGUIDA PELA RED BULL E MERCEDES. O TESTE COLETIVO PARA CONFIRMAÇÃO DE DADOS SERÁ NO FINAL DE NOVEMBRO

 

Uma Ferrari SF-15-T modificada empreende o primeiro teste em pista dos novos pneus Pirelli F1 com a especificação de 2017.  São dois dias de teste em agenda, 1º e 2º de agosto, no circuito da Ferrari em Fiorano Modenese, molhado artificialmente para efetuar testes com pneus Cinturato intermédio e full wet.
 
A seguir, nos dias 3 e 4 de agosto, na pista de Mugello, com o time Red Bull realiza dois dias de teste com pneus P Zero para piso seco. Em setembro, na pista do Paul Ricard na França, a escuderia Mercedes coloca à disposição o terceiro (além de Ferrari e Red Bull) carro da F1 de 2015 modificado, que permitirão realizar toda a programação de teste e desenvolvimento concordado com a FIA e com as escuderias.

Os três times participantes terão que compartilhar com as outras equipes todos os dados recolhidos no programa de desenvolvimento, para garantir a máxima equidade esportiva.

 

PROGRAMAÇÃO: No total, o desenvolvimento dos pneus de 2017 se articulará em 10 sessões para um total de 24 dias de teste/carros. Três, como já apresentado, com os times que colocam à disposição um carro da F1 de 2015 modificado segundo uma precisa diretiva emitida pela FIA e com o objetivo de simular as prestações esperadas para o próximo ano: mais carga aerodinâmica, banda de rodagem mais larga e novas medidas de pneus são as principais diferenças. Cada um disputará sessões dedicadas em um total idêntico de 7 dias/carros (os detalhes estão no calendário anexo), dividindo de forma igualitária o programa de desenvolvimento. Os três times se reunirão em pista para um teste coletivo de validação no dia 29 de novembro em Abu Dhabi, dois dias depois do último GP da temporada.

 

CIRCUITOS. Cinco pistas receberão o programa de desenvolvimento, além das já citadas, Fiorano, Mugello, Paul Ricard e Abu Dhabi. Em outubro, haverá um teste adicional em Barcelona.

 

CALENDÁRIO

TESTE EM MONOPOSTOS DE TREINO – MEDIDAS 2017

Sessão

Data

Dias de teste

Circuito

Equipe

Pneus

1

Ago 1-2

2

Fiorano

FER

Wet

2

Ago 3-4

2

Mugello

RBR

Slick

3

Set 6-7

2

Barcelona

FER

Slick

4

Set 6-7-8

3

Paul Ricard

MGP

Slick

5

Set 21-22

2

Paul Ricard

MGP

Wet

6

Out12-13

2

Barcelona

MGP

Slick

7

Out 14-15-16

3

Abu Dhabi

RBR

Slick

8

Nov 2-3

2

Abu Dhabi

RBR

Wet

9

Nov 14-15-16

3

Abu Dhabi

FER

Slick

10

Nov-29

3

Abu Dhabi

Todos

Validação

 

NOVAS MEDIDAS. O pneu dianteiro aumenta 60 mm: de 245 a 305 milímetros. O traseiro é 80 milímetros maior, de 325 para 405. O incremento na largura dos pneus 2017 é 25% em comparação à medida atual, tanto para os pneus de piso seco quanto para os pneus de piso molhado intermediate e full wet.

As medidas dos pneus são:

  • 305/670-13 dianteiro
  • 405/670-13 traseiro

Os Cinturato intermediate terão um diâmetro de 675 milímetros e os Cinturato wet, 680.

O diâmetro da roda permanece inalterado em 13 polegadas.

REGULAMENTAÇÃO. Neste ano, a Pirelli compartilhou com a FIA e as equipes a necessidade de uma alteração da regulamentação esportiva em termos de testes. Treinos com monopostos nas especificações de 2012, 2013 ou 2014, usando pneus nas medidas atuais com materiais protótipos e estrutura de 2017, já tem sido realizados desde maio.

A programação, começando com a Ferrari em Fiorano e continuando em junho com Red Bull em Paul Ricard, será realizada nas seguintes datas:


12-13 julho*                Silverstone                 Mercedes                  pneus slick
16 julho                       Fiorano                       Ferrari                        intermediate e full wet
18-19 julho                  Vallelunga                  Red Bull                     slick
 

*durante os testes “in-season”, no meio da temporada, que têm acontecido ao mesmo tempo e com todas as equipes.

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