CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FRIAS PELA MANHÃ E MAIS QUENTES NO PERÍODO DA TARDE DURANTE OS TREINOS LIVRES – TEMPERATURAS VARIÁVEIS AINDA SÃO ESPERADAS
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FRIAS PELA MANHÃ E MAIS QUENTES NO PERÍODO DA TARDE DURANTE OS TREINOS LIVRES – TEMPERATURAS VARIÁVEIS AINDA SÃO ESPERADAS
MAIS UMA VEZ, O TEMPO DA POLE DE 2015 FOI SUPERADO JÁ NO PRIMEIRO TREINO LIVRE
As duas sessões de treinos livres em Silverstone, na Inglaterra, foram marcadas pelo contraste: frio e chance de chuva na parte da manhã com calor e ar seco de tarde, com temperaturas da pista chegando aos 22 e 35 graus respectivamente.
Isso permitiu que os pilotos usassem os três tipos de pneus disponíveis para esta etapa – duro, médio e macio, em uma grande variedade de condições, adquirindo um amplo número de informações, com diferentes quantidades de combustível em cada composto. Enquanto a previsão do tempo para o fim de semana continua incerta, isso provará ser extremamente útil para as equipes antes da corrida.
Continuando um tema recorrente de 2016, o tempo da pole position do ano passado já foi superado logo no primeiro treino livre, mostrando quão mais rápido os carros se tornaram desde 2015. A carga de energia lateral que passa pelos pneus em Silverstone, pista que possui várias curvas rápidas em sequência, é uma das mais altas do ano.
O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi o mais rápido do dia no primeiro treino livre com o pneu médio, o que deve ser o mais usado durante a corrida, antes de se concentrar em períodos mais longos na pista usando o composto macio na parte da tarde.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “A pista de Silverstone de hoje está em sua melhor condição, o que proporcionou, já no primeiro treino livre, a superação do tempo da pole position de 2015, mesmo com o asfalto ainda verde. Com a expectativa de chuva para o terceiro treino livre, neste sábado, e, até mesmo, para o classificatório, as duas sessões desta sexta-feira serão muito relevantes para a corrida no domingo, mesmo que o clima ainda possa ser instável na corrida. Obviamente, todos os pilotos andaram com diferentes cargas de combustível, o que faz qualquer comparação direta ser imprecisa. De forma isolada podemos ver uma diferença de meio segundo entre os compostos duro e médio em termos de performance e 1.7 segundo entre o médio e o macio: então apenas cerca de dois segundos separam toda a gama indo do duro até o macio.”
Treino Livre 1 |
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Treino Livre 2 |
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|
1.Hamilton |
1m31s654 |
Médio novo |
1.Hamilton |
1m31s660 |
Macio novo |
2.Rosberg |
1m31s687 |
Médio novo |
2.Ricciardo |
1m32s051 |
Macio novo |
3.Hulkenberg |
1m32s492 |
Macio usado |
3.Verstappen |
1m32s296 |
Macio novo |
Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Duro |
Verstappen |
1m33s202 |
Médio |
Hamilton |
1m31s654 |
Macio |
Hulkenberg |
1m32s492 |
Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Duro |
Raikkonen |
1m34s374 |
Médio |
Hamilton |
1m33s505 |
Macio |
Hamilton |
1m31s660 |
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Stints mais longos do dia
Duro |
Perez |
14 voltas |
Médio |
Palmer |
25 voltas |
Macio |
Raikkonen |
16 voltas |
Estatísticas de hoje dos pneus:
Duro |
Médio |
Macio |
|
kms percorridos * |
694 |
4558 |
2402 |
Jogos de pneus usados ** |
11 |
48 |
30 |
Maior número de voltas ** |
20 |
34 |
23 |
* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos nos treinos livres 1 e 2.
** Por composto, somados todos os pilotos.
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