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EQUIPES SE CONCENTRAM NOS PNEUS MACIOS E SUPERMACIOS DURANTE OS TREINOS LIVRES EM HOCKENHEIM

EQUIPES SE CONCENTRAM NOS PNEUS MACIOS E SUPERMACIOS DURANTE OS TREINOS LIVRES EM HOCKENHEIM

A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS COMPOSTOS É DE CERCA DE 1,5 SEGUNDO

A TEMPERATURA DA PISTA NÃO PASSOU DOS 40º C NA SEGUNDA SESSÃO E VARIAÇÕES CLIMÁTICAS AINDA SÃO ESPERADAS

 

As equipes se concentraram nos compostos P Zero Vermelho supermacio e no P Zero Amarelo macio na Alemanha. Os pneus médios, que também foram selecionados para este fim de semana em Hockenheim, foram pouco usados na primeira sessão de treinos livres.

Com cerca de 1s5 de diferença entre esses dois compostos, o supermacio provavelmente será o pneu utilizado pelos pilotos da frente do grid no treino classificatório amanhã. Essa diferença de tempo aumentou em relação à marca de 1s3 vista na primeira sessão de treinos livres. Possivelmente, isso aconteceu porque as equipes otimizaram suas performances com o supermacio na parte da tarde, concentrando-se em simulações para a corrida e para o treino classificatório.

As duas sessões de treinos livres de hoje foram particularmente importantes, uma vez que Hockenheim ficou fora do calendário da Fórmula 1 por dois anos. Isso significa que as equipes tiveram que refazer suas bases de dados, a partir da atual geração de carros, muito mais potentes. Na parte da manhã, a pista se mostrou escorregadia e alguns pilotos chegaram a ter estágios iniciais de granulação. Mesmo assim, a maioria deles superou por ampla margem os tempos da primeira sessão de treinos livres de Hockenheim em 2014. A melhor volta foi mais de um segundo mais rápida do que a pole de 2014. Um resultado significativo, uma vez que foram utilizados os mesmos compostos (macio e supermacio) de dois anos atrás. Essa situação é inédita neste ano, pois, nas corridas anteriores, os pneus selecionados foram mais macios do que os do ano passado.

Essa tendência se manteve na segunda sessão. Os seis pilotos mais rápidos registraram tempos melhores do que a pole de 2014. Exatamente como aconteceu na primeira sessão, Nico Rosberg levou a melhor sobre Lewis Hamilton. A temperatura da pista não passou dos 40º C durante a tarde, mas as típicas variações climáticas de Hockenheim devem se manter ao longo do fim de semana, deixando a corrida imprevisível.

 

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Como os pilotos não vieram para Hockenheim por dois anos, hoje foi um dia para que eles se familiarizassem novamente com a pista e também para a coleta de dados relevantes para os atuais níveis de performance dos carros e dos pneus. Apesar de algumas condições variáveis e escorregadias, especialmente na parte da manhã, as equipes em geral conseguiram atingir seus objetivos. Temos muitos dados para analisar agora. Ficou claro que os supermacios têm uma notável vantagem no que se refere à performance aqui. Assim, naturalmente, as equipes se concentraram muito neles, bem como em maximizar as oportunidades oferecidas pelos pneus macios. Entretanto, ainda há muitos aprendizados e análises a serem feitas.”

 

Treino Livre 1

 

 

Treino Livre 2

 

 

1.Rosberg

 1m15s517

Supermacio novo

1.Rosberg

 1m15s614

Supermacio novo

2.Hamilton

 1m15s843

Supermacio novo

2.Hamilton

 1m16s008

Supermacio novo

3.Vettel

 1m16s667

Supermacio novo

3.Vettel

 1m16s208

Supermacio novo

 

Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto

Médio

Hulkenberg

1m18s591

Macio

Rosberg

1m17s030

Supermacio

Rosberg

1m15s517

 

Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto

Macio

Hamilton

1m17s067

Supermacio

Rosberg

1m15s614

Stints mais longos do dia por composto

Médio

 Hulkenberg

21 voltas

Macio

 Vettel

33 voltas

Supermacio

Magnussen

24 voltas

 

Estatísticas de hoje dos pneus:

 

Médio

Macio

Supermacio

kms percorridos *

352

3369

2875

Jogos de pneus usados **

14

42

42

Maior número de voltas **

21

33

33

 

*Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos nos treinos livres 1 e 2.

** Por composto, somados todos os pilotos.

Pressão mínima prescrita dos pneus: 22,5 psi (eixo dianteiro) e 20 psi (eixo traseiro).

Para mais informações: por favor, visite nosso novo site, que é atualizado regularmente mais curiosidades, notícias e informações: http://racing.pirelli.com/global/en-ww/germany-2016-practice.

 

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