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Preview Pirelli Grande Prêmio do Japão

  • PREVIEW PIRELLI GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO
  • Rodada 17 de 21
  • Suzuka, Japão, de 6 a 9 de outubro de 2016
 
 Logo na sequência do Grande Prêmio da Malásia, o Grande Prêmio do Japão usa exatamente as mesmas três nomeações: P Zero Laranja duro, P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio. Outro fato em comum entre as duas provas é que dois jogos do composto mais duro foram determinados como mandatórios. Isso significa que esse composto definitivamente será usado por todos os pilotos em algum momento da corrida.
 
Suzuka é uma das corridas com a melhor atmosfera da temporada. Suas curvas de alta e as pequenas áreas de escape dão um ar de velha guarda para a pista. Assim como na Malásia, há uma grande possibilidade de chuva durante o fim de semana. Mas ao contrário da Malásia, a pista é bem estreita, o que faz com que as ultrapassagens sejam mais difíceis.
 
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU: 
 
A temperatura da pista pode variar massivamente, de quente para fria e úmida.
As equipes geralmente configuram os carros com altos níveis de pressão aerodinâmica, para maximizar a velocidade nas curvas de alta.
Uma grande quantidade de energia passa pelos pneus por causa das várias curvas de traçado longo, maximizando as cargas. A famosa 130R, por exemplo, proporciona a maior carga contínua de força G do ano.
Há poucas forças longitudinais. A característica de Suzuka são as cargas laterais ao longo das curvas.
Esses fatores tendem a proporcionar altos níveis de uso e degradação, com mais de um pit stop.
A evolução da pista pode ser difícil de prever. A estratégia também deve permanecer flexível por causa da possibilidade de entrada de safety car e da relativa dificuldade de ultrapassagens em Suzuka.
 
OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS:
 
Laranja duro: deifinitivamente será usado na corrida, uma vez que foi nomeado duplamente como jogo obrigatório.
Branco médio: os pilotos escolheram entre um e quatro jogos deste composto, com diferentes ideias.
Amarelo macio: é a primeira vez que o composto macio será visto no Japão. Ele será uma opção veloz na classificação.
 
COMO FOI NO ANO PASSADO:
Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu com uma estratégia de dois pit stops. Ele começou com o médio, trocou para o médio novamente na volta 16 e então para o duro na volta 31. A corrida, com 53 voltas, foi disputada com tempo seco, após uma sexta-feira úmida.
Melhor estratégia alternativa: a grande maioria dos pilotos adotou uma estratégia com duas paradas. Porém, Nico Rosberg usou médio-duro-duro, o que permitiu que ele superasse seus principais rivais e terminasse em segundo.
 
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Suzuka é uma corrida muito esperada por todos. Há pouco a dizer que ainda não tenha sido dito sobre a incrível recepção que recebemos dos fãs japoneses todos os anos e de seu profundo entusiasmo e conhecimento. Pela primeira vez, vamos levar o pneu macio para Suzuka, o que deve proporcionar um aspecto diferente para as estratégias. Nós deveremos ter alguns pensamentos táticos saídos diretamente da classificação, no sábado. Independentemente do que aconteça, veremos o pneu duro ser usado na corrida, como foi o caso na Malásia. Também teremos um alto nível de uso e degradação, o que sempre proporciona oportunidades de estratégias variadas.”
 
O QUE É NOVO?
Não há grandes alterações na infraestrutura da pista no Jpaão este ano.
A corrida acontece uma semana mais tarde do que no ano passado, retornando à posição que ocupava no calendário de 2014.
A FIA confirmou que os pilotos terão a mesma alocação de pneus para as primeiras cinco corridas do ano que vem, ao invés de escolhê-los. Serão dois jogos do composto mais duro disponível, quatro do médio e sete do mais macio.