Releases Associadas

A Pirelli apresenta o SCORPION RALLY STR, novo pneu bloado de enduro on/off road para aventuras sem limites

Com pré-estreia global no estande da Ducati na INTERMOT (até 9 de outubro, em Colônia), o mais recente produto da marca do “P Longo” foi escolhido pela fabricante de Borgo Panigale como equipamento original do novo modelo da gama Ducati Scrambler 
 
A Pirelli tem o prazer de apresentar o SCORPION™ RALLY STR, novo pneu de enduro on e off road, desenvolvido especificamente para a última geração de motos urbanas de enduro, de aventura e de uso misto. O SCORPION™ RALLY STR é uma revolução no segmento de pneus, pois consegue combinar a melhor performance de um pneu para competições de rali com a de um pneu de enduro urbano.
 
 
A pré-estreia global do SCORPION™ RALLY STR será no estande da Ducati na INTERMOT, que vai até 9 de outubro, em Colônia. A fabricante de Borgo Panigale o escolheu como equipamento original para um novo modelo da gama Ducati Scrambler. O novo modelo utilizará as medidas 120/70 R19 M/C 60V M+S TL na dianteira e 170/60 R 17 M/C 72V M+S TL na traseira.
 
O SCORPION™ RALLY STR é o novo pneu do segmento enduro on e off. O produto foi projetado especificamente para atender às mais exigentes demandas do mercado. Sua banda de rodagem agressiva e importantes inovações tecnológicas proporcionam tração em estradas de terra. Além disso, oferece estabilidade, mesmo em altas velocidades, dirigibilidade, agilidade no asfalto e, ainda, conforto e aderência em todas as condições de pilotagem.
O SCORPION™ RALLY STR foi inspirado pelo vencedor de muitas competições, o SCORPION™ RALLY. Sua reconhecida dirigibilidade off road foi refinada para uso em motos de aventura e de uso misto de grande capacidade, além da adição de um excelente nível de performance no asfalto.
 
 
Público-alvo
 
O SCORPION™ RALLY STR foi concebido para a última geração de motos de aventura, de enduro urbano e de uso misto, capazes de longas viagens e jornadas, incluindo trechos off road. O SCORPION™ RALLY STR proporciona performance off road, combinada com excelente dirigibilidade, aderência e estabilidade no asfalto.
 
Os pilotos para os quais o SCORPION™ RALLY STR se destina são aqueles que buscam versatilidade, equilíbrio entre performance on e off road. Além de um pneu blocado, com visual agressivo, que não sacrifica aderência, segurança em pista molhada, quilometragem, estabilidade e conforto.
 
 
Características técnicas e benefícios para os pilotos
 
As principais características técnicas do SCORPION™ RALLY STR são:
 
Um composto rico em sílica, que proporciona excelente aderência em qualquer condição de uso alta quilometragem.
Perfil e estrutura de pneus de rua, para garantir dirigibilidade superior no asfalto.
Um padrão de banda de rodagem inovador, que proporciona tanto tração em estradas de terra como estabilidade no asfalto.
 
Em adição aos novos perfis, o SCORPION™ RALLY STR possui estrutura e composto que se baseiam em benefícios da experiência da Pirelli nos segmentos de estrada. O padrão da banda de rodagem é de um verdadeiro pneu blocado, com geometria e arranjo dos blocos inovadores.
 
As principais vantagens e benefícios que o novo SCORPION™ RALLY STR oferece ao piloto são:
 
Excelente tração off road graças ao novo padrão da banda de rodagem.
Performance on the road que proporciona dirigibilidade, estabilidade e aderência, tanto no seco como no molhado. A estrutura do perfil e o composto vêm da experiência da Pirelli no segmento de enduro urbano. Produtos como o SCORPION™ Trail e SCORPION™ Trail II venceram inúmeros testes comparativos de pneus, conduzidos pelas revistas internacionais de maior prestígio. Estes pneus equipam como produtos originais muitos dos principais modelos de motos.
 
 
A família SCORPION™ e a origem do segmento
 
A palavra SCORPION™ em seu nome recorda imediatamente a gama de produtos Pirelli criados para uso off road, não só em competições de duas rodas, mas também em corridas de quatro rodas. Os produtos da gama SCORPION™ são utilizados em competições de carro off road, no Enduro e no Campeonato Mundial Cross Country e no Campeonato Mundial de Motocross, onde a gama off road da Pirelli tem sido o líder indiscutível por mais de 30 anos, com 66 títulos mundiais. O segmento de Enduro de rua sempre atrai grande expectativa de pilotos e investimento contínuo por parte dos fabricantes de motocicletas, introduzindo modelos de desempenho cada vez mais elevados no mercado.
 
Nos últimos anos, o segmento de Enduro de rua tornou-se um dos mais importantes no mercado e a Pirelli liderou o desenvolvimento de pneus de alto desempenho para uso no asfalto ou off road, com especial atenção para a dirigibilidade em várias condições de estrada. A revolução no segmento chegou em 2000, quando a Ducati lançou a nova Multistrada, projetado especificamente para estradas de montanha sinuosas e competições como Pikes Peak. Era como parceiro da Ducati, e na Multistrada, que a Pirelli fez o SCORPION™ Sync, o primeiro pneu esportivo de rua com um olhar blocado nos tamanhos 120/70-17 e 180/55-17. Mais uma vez – uma década depois – a Pirelli é líder de uma revolução neste segmento graças à introdução da gama SCORPION™ Trail. Isso veio com um pneu traseiro de dois compostos na medida 190/55-17", tamanho que marca o início de uma nova geração de motos de Enduro de rua como a nova Ducati Multistrada 1200. Então, em 2015, com a introdução da nova Multistrada 1200, mais uma vez, a Ducati contou com os pneus da Pirelli, especialmente o novo SCORPION™ Trail II.
 
Mais recentemente, há uma diferente tendência na indústria de motocicletas, que tem se tornado cada vez mais chamativa graças ao fenômeno “scrambler”. As antigas e originais motos scrambler, que datam da década de 1970, saíram do esquecimento de armazéns e garagens, foram limpas, restauradas e orgulhosamente retornaram para as estradas. Ao mesmo tempo, novas, modernas e revisitadas versões de scrambler foram introduzidas no mercado por fabricantes de motocicletas com excelentes resultados em vendas, como mostra o projeto da Ducati Scrambler, uma das motos mais vendidas nos últimos anos. Além disso, muitos consumidores encontraram novas e vitais inspirações e começaram a modificar motos de rua, para torna-las scramblers modernas e atrativas.
 
 
Padrão da Banda de Rodagem
 
Como já mencionado anteriormente, a banda de rodagem do SCORPION™ RALLY STR é de uma verdadeira blocada, otimizado para uso nas ruas graças ao aumento da superfície de borracha em contato com o chão na área de contato da banda de rodagem.
A banda de rodagem do SCORPION™ RALLY STR possui uma geometria completamente nova, assim como a proporção do bloco entre altura e largura no mercado. Graças a essas características, a Pirelli conseguiu aprimorar a estabilidade nas ruas sem comprometer a tração em superfícies off road.
De fato, os blocos centrais largos garantem uma área de contato com o solo maior, aumentando a estabilidade para uso nas ruas mesmo em altas velocidades ao mesmo tempo que diminui o desgaste. Os amplos recortes centrais permitem aos blocos penetrarem no terreno, garantindo tração off road topo de linha.
 
 
Composto
 
A banda de rodagem do SCORPION™ RALLY STR possui uma única camada, com alto conteúdo de sílica, tanto na frente quanto a traseira, pelo propósito de garantir alta resistência a rasgos, estabilidade, resistência superior à abrasão e alto nível de estabilidade, tanto em condições de pista seca ou molhada. O conteúdo de sílica é superior aos 55%, com a porcentagem balanceada de carbono preto e resina.
Foi dada especial atenção à seleção de polímeros e cargas para harmonizar a sua combinação da melhor maneira possível. Graças, em parte, ao processo exclusivo e patenteado de mistura da Pirelli, a sílica e o carbono preto foram combinados com novos tipos de resinas, óleos e polímeros. Este processo melhora a coesão e alcança um nível extremamente alto de uniformidade. Isso foi a chave para maximizar o potencial dos componentes e melhorar suas características, permitindo que todos aproveitem ao máximo a vantagem das próprias propriedades químicas e mecânicas, garantindo performance estável e de longa duração.
 
 
Perfis
 
Os perfis do SCORPION™ RALLY STR resultam diretamente dos usados no SCORPION™ Trail II, com o objetivo específico de melhorar a performance na rua. Manter a filosofia circular da Pirelli, no caso do SCORPION™ RALLY STR, o tamanho do cabo e o comprimento total do desenvolvimento do perfil, a fim de aumentar a superfície de contato de rodagem e, por conseguinte, a aderência e estabilidade, assim como a capacidade de fazer curvas. A altura da cinta de aço foi aumentada significativamente para melhorar a absorção de impactos, conforto e estabilidade. O perfil dos pneus dianteiro e traseiro possui padrão e geometria similar para garantir performance igual do jogo.
 
Estrutura
 
A estrutura adotada no SCORPION™ RALLY STR tira sua inspiração do desenvolvimento da estrutura para o SCORPION™ Trail II, mas possui algumas pequenas modificações importantes: a cinta de aço com 0 grau nos tamanhos radiais possui densidade e distância diferenciadas entre cada cabo de aço em todo o perfil. Isso permite que a rigidez estrutural seja melhorada nas ranhuras entre os blocos centrais e laterais, melhorando a resistência geral da banda de rodagem com sua superfície de contato e deformação, com grande vantagem para estabilidade, mesmo com motos pesadas e carregadas.
A estrutura do ângulo cruzado das camadas foi modificada, para melhorar a resistência da carcaça para stress lateral e longitudinal e, ainda, para suportar o padrão da banda de rodagem em ângulos de inclinação variados.
Os fios de seda que formam a carcaça radial de duas camadas são caracterizados por uma densidade e rigidez linear superior, com o objetivo de otimizar a o efeito de absorção de choques em toda a estrutura.
 
 
Tamanhos
 
O SCORPION™ RALLY STR estará inicialmente disponível a partir de janeiro de 2017, com as dimensões que vêm na nova Ducati Scrambler, mas durante o decorrer do ano, a gama será expandida para incluir mais tamanhos. A gama completa de tamanhos é a seguinte: