Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Moradores de Guarapari têm endereço, dias e horários certos para descartar pneus usados22/07/2013

Na próxima quinta-feira (25) moradores e lojistas de Guarapari terão a oportunidade de descartar corretamente pneus que já não têm mais serventia. O local para entrega é o galpão da Cotrag, que fica na Rua da Bica s/nº, Bairro Perocão, das 8h30 às 11h.

Desde março de 2010, o programa ambiental de recolhimento de pneus usados é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que recebe os pneus inservíveis de todas as fontes geradoras do município de Guarapari (borracharias, lojas especializadas, mecânicas, entre outras) e os encaminha para a destinação final ambientalmente adequada.

No último no dia 5 de julho, por exemplo, um total de aproximadamente 12 toneladas de pneus recolhidos pela Sema foram destinados à Reciclanip, entidade da indústria nacional de pneumáticos que cuida exclusivamente da coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm condições de serem utilizados para circulação ou reforma).

Essa ação é muito importante para a saúde pública, visto que os pneus inservíveis, quando descartados de forma inadequada, ou seja, deixados 

expostos no meio ambiente, podem acumular água e se tornarem criatórios de mosquitos, entre eles o perigoso Aedes aegypit, transmissor da dengue – atualmente, um dos principais problemas de saúde pública do Estado.

Pneus inservíveis podem ser reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos de escoamento pluvial, pisos industriais e para quadras poliesportivas. Além disso, os pneus usados podem ser transformados em óleo, gás e enxofre. Uma tonelada de pneus rende cerca de 530 kg de óleo, 40 kg de gás, 300 kg de negro de fumo e 100 kg de aço.

Confira o calendário de entrega dos pneus inservíveis ao Galpão da Cotrag (sempre às quintas-feiras, das 8h30 às 11h):

 


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet