Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Pneus velhos são reutilizados como floreiras07/06/2013

A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU), deu início a um projeto piloto com a colocação de floreiras montadas a partir de pneus usados, na rua jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho, no centro da cidade, e nas proximidades do campo de futebol do CO Raça, na Cohab II. Estes espaços eram utilizados para o descarte incorreto de lixo pela comunidade.

De acordo com Nilson Pinheiro e Wainer Flores, titulares da pasta dos Serviços Urbanos, já foram catalogados mais de 60 pontos de lixo no Município que devem ser transformados em espaços de lazer para a comunidade. Segundo Pinheiro e Flores, os pneus irão desempenhar um papel importante nesse processo, sendo também reaproveitados como suporte de bicicletas, brinquedos e demais itens. Na avaliação dos secretários, além de ser uma medida sustentável, a proposta busca motivar as pessoas para a preservação destes locais. "Estamos apostando na diminuição do descarte incorreto nos espaços onde colocamos as floreiras. Se der certo, estenderemos o projeto em outros pontos do Município", frisou o secretário Nilson Pinheiro.

De acordo com os secretários, a escolha dos pneus levou em consideração dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que apontam a existência de aproximadamente 100 milhões de pneus velhos espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos em todo o Brasil. Segundo pesquisas, apenas um pneu pode demorar mais de 150 anos para completar o processo de decomposição. “O município do Rio Grande quer estar na contramão desses índices alarmantes e começar a dar utilidade aos seus pneus, que passam a ser reutilizados”, disseram os secretários.


Fonte: Jornal Agora


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet