Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Reciclanip abre mais 17 pontos de coleta para pneus inservíveis17/06/2010

Reciclanip abre mais 17 pontos de coleta para pneus inservíveis
 
Entidade já está com um total de 458 pontos de coleta e já destinou mais de 1,2 milhão de toneladas de pneus inservíveis para a reciclagem ambientalmente correta, o equivalente a 240 milhões de pneus de passeio.
 
A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma), está fortalecendo seu programa de reciclagem com a instalação de novos pontos de coleta distribuídos pelo País:  
 
1)      Angra dos Reis (RJ)
2)      Araruama (RJ)
3)      Campinas (SP)
4)      Campos de Julio (MT)
5)       Capivari (SP)
6)      Corumbá (MS)
7)      Currais Novos (RN)
8)      Itabuna (BA)
9)      Nova Andradina (MS)
10)  Piracicaba, (SP)
11)  Ponta Porã (MS)
12)  Ribeirão Pires (SP)
13)  Serafina Côrrea (RS)
14)  Valparaíso de Góias (GO)
15)   João Monlevade (MG): Vai atender também, por meio de consórcio entre municípios, as cidades de Alvinopolis, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Dionísio, Dom Silvério, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José do Goiabal e Sem Peixe
16)  Ivaiporã (PR): Vai atender também, por meio de consórcio entre municípios, as cidades de Lidianópolis, Arapuá, Jardim Alegre, Ariranha
17)  Assis em (SP): Vai atender também, por meio de consórcio entre municípios, as cidades de Assis, Borá, Candido Mota, Campos Novos, Paulista, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscas, Bressane, Platina, Quatá, Rancharia, Tarumã.
 
Com estes novos pontos, já são 458 em todo País. Em cada um destes locais, a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento. A lista com todos os pontos fica disponível no site da entidade: www.reciclanip.com.br
 
Com a previsão de investimento de US$ 25 milhões para 2010, os fabricantes pretendem investir 20% a mais que no ano de 2009 para a coleta e destinação de pneus inservíveis. Criado desde 1999 pela ANIP (representante dos fabricantes de pneus novos), o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde então, os fabricantes de pneus novos já investiram mais de US$ 95 milhões  e mais de 240 milhões de pneus de passeio tiveram destino ambientalmente responsável.
 
Fundada em 2007 a Reciclanip cuida exclusivamente das ações de coleta e reciclagem e fortalece estas iniciativas que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis.  O programa é desenvolvido por meio de parceiros, na maioria dos casos com prefeituras, que cedem um terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene. Este local é usado para recolher e armazenar o material vindo de origens diversas, como borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos.
 
As destinações realizadas pela Reciclanip são aprovadas pelo IBAMA, que após o pneu ser coletado e passar pela trituração é reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
 
Informações para a imprensa
Andreoli MSL
(11) 3619-9300
 
Renata Castro
renata.castro@br.mslworldwide.com
Fone: 3169-9340
 
Selma Bellini
selma.belline@br.mslworldwide.com
Fone: 3169-9310 / 7674-4473

voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet