Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Reciclanip apresenta sucesso da logística reversa dos pneus inservíveis na PneuShow 201825/06/2018

Entidade é a maior iniciativa de destinação de pneus entre os países da América Latina
 
A atuação da Reciclanip é tema da palestra “Logística Reversa para Destinação de Pneus Inservíveis”, na PneuShow 2018. Responsável pela abertura dos pontos de coleta, pela gestão da logística reversa do produto e pelo incentivo na busca por novas destinações, a Reciclanip gerencia o processo de coleta e reciclagem de pneus inservíveis para a indústria nacional. 
 
“Nossa atuação em logística reversa é um sucesso. A indústria de pneus está fazendo a sua parte para reduzir os impactos dos resíduos à saúde humana e ao meio ambiente. Nosso desafio, a partir de agora, é ampliar as destinações e tornar o pneu um resíduo de valor positivo”, destaca Rafael Martins, palestrante e gerente da Reciclanip.
 
Em 2016, os fabricantes nacionais de pneus destinaram de forma ambientalmente correta 457.533 toneladas de pneus inservíveis. Esse número consta no Relatório de Pneumáticos do Ibama 2017, e mostra que a meta de destinação dos pneus produzidos no Brasil foi cumprida em mais de 100%.
 
 
Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha.
 
Criada em 2007, a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria nacional de pneus, tem o objetivo de fortalecer as iniciativas do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criado em 1999, seguindo o modelo de gestão de empresas europeias, com grande experiência nessa área. 
 
Hoje, a entidade é a maior iniciativa de destinação de pneus inservíveis entre os países da América Latina e conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional. “Além da indústria, é fundamental que a população como um todo se conscientize sobre a importância da reciclagem de pneus”, conclui Martins. 
 

voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet