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Feriado: 7 dicas para deixar seus pneus prontos para pegar a estrada09/10/2017

Feriado: 7 dicas para deixar seus pneus prontos para pegar a estrada

ANIP destaca a importância da manutenção para a segurança


Outubro é mês de feriado e é importante conferir se todos os componentes do veículo estão com a manutenção em dia antes de viajar. Entre eles estão os pneus e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) traz 7 dicas para deixar o feriado mais seguro.

1.    Calibre seus pneus
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre com os pneus frios. Dirigir com a pressão abaixo do recomendado faz com que a direção se torne mais pesada, causa mais desgaste dos pneus e aumenta o consumo de combustível. Dependendo da quantidade de passageiros e do peso da bagagem, pode ser necessário aumentar a pressão dos pneus. Leve também em consideração que os pneus dianteiros e traseiros podem ter pressões diferentes. É importante ressaltar que a calibragem deve ser feita de acordo com as indicações do manual do veículo.

2.    Verifique o TWI
TWI (ou Tread Wear Indicator) é o nome técnico da saliência com 1,6 mm que está nos sulcos do pneu. Ele representa o limite de segurança e, caso o desgaste do pneu esteja próximo ou atinja esse indicador, significa que já está na hora de trocá-lo. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser apreendido.

3.    Não esqueça do estepe
O estepe até pode ficar guardado a maior parte do tempo, mas não é por isso que devemos esquecer dele. O estepe tem que estar sempre pronto para ser usado caso seja necessário. Por isso, verifique a pressão e o desgaste dele antes de pegar a estrada.

4.    Aproveite para fazer o rodízio dos pneus
Se verificar que o desgaste dos pneus está irregular, faça o rodízio antes de viajar. Além disso, o rodízio também melhora a estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito de acordo com as indicações do manual do veículo e varia mediante o tipo de pneu e de veículo.

5.    Veja se precisa fazer alinhamento e balanceamento
Rodou mais de 10 mil quilômetros? Sentiu vibrações ou o veículo puxar para um lado? Sofreu um impacto mais forte? Faça o alinhamento das rodas e o balanceamento. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas entre si e em relação ao solo. Já o balanceamento equilibra o conjunto de pneus e ainda evita vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

6.    Atenção ao excesso de peso
Os pneus são feitos para suportar cargas pesadas, mas também têm seu limite. O excesso de peso compromete a estrutura do pneu. Siga sempre as recomendações do fabricante do veículo.

7.    Cuidado com derivados de petróleo e solventes
O contato com derivados de petróleo e solventes não é benéfico para os pneus, já que atacam a borracha. Esteja atento para não estacionar sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas possuem alguns destes elementos.

Sobre a ANIP
A ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan e Tortuga) com 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos.

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