Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Goodyear celebra o Dia do Trânsito reforçando as principais dicas de como dirigir com maior segurança25/09/2017

São Paulo, 25 de setembro – Hoje é celebrado em todo o país o Dia do Trânsito, uma data criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em homenagem ao decreto do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), em 1997.

O trânsito no Brasil é considerado bastante problemático, principalmente pelo elevado número de acidentes e, consequentemente, de vítimas. Um polêmico e impactante estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, realizado em 193 países com base em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), aponta que, no Brasil, morrem mais pessoas no trânsito do que por outras causas consideradas graves, como câncer, doenças cardiovasculares e até homicídios.

Patrocinadora do Programa Laço Amarelo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Goodyear reconhece o Dia do Trânsito e entende é possível conscientizar a população sobre os benefícios de ter um trânsito mais seguro. O tema da campanha deste ano para o Dia do Trânsito é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Sua principal finalidade é conscientizar o cidadão sobre a responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Algumas medidas preventivas são essenciais para a segurança, sustentabilidade e para a durabilidade dos componentes do veículo. Uma boa atitude acaba refletindo em diversas frentes, e consequentemente, favorecendo a população como um todo.

Seguem 10 recomendações da Goodyear para praticar um trânsito mais seguro:

1 – Utilize sempre a direção defensiva, uma forma de guiar que permite ao motorista antecipar as situações de risco ou até evitá-las, preservando a segurança de todos a bordo do veículo.

2 – Antes de sair dirigindo faça alguns ajustes. Confira a posição dos braços e pernas. Ambos devem estar ligeiramente dobrados e o corpo precisa estar encostado no assento e no encosto com ângulo próximo a 90 graus. Tal habito favorece a visibilidade e permite maior agilidade em manobras emergenciais.

3 – Cinto de Segurança. O acessório deve ser usado por todos, sem exceção. No caso de animais, a opção deve ser a caixa de transporte ou a coleira peitoral ancorada na fivela. Quando os passageiros do banco de trás estão sem cinto, eles podem ser lançados nos que vão à frente com maior força.

4 – As crianças com menos de 10 anos de idade tem de ir no banco traseiro e acomodadas em cadeirinhas de acordo com sua altura e peso. Mesmo após a utilização de uma acomodação especial, as crianças devem estar sempre no banco de trás.

5 – Evite freadas ou manobras bruscas, elas acabam emitindo uma quantidade maior de resíduos ao meio ambiente, desgastam com maior facilidade os componentes e reduzem a capacidade de reação dos outros motoristas.

6 – Visibilidade: Quanto maior o campo de visão em volta do veículo, menor é o perigo. Todos os retrovisores devem estar em posição que o motorista não tenha que dobrar muito o pescoço para buscar a imagem refletida.

7 – Concentração: Celular tocando, WhatsApp e rádio ligado reduzem a concentração. Melhor desligar o telefone e não ouvir o som muito alto. Coisas simples que fazem enorme diferença. Atualmente é proibido manusear o celular ao volante, inclusive com o veículo parado em faróis (semáforos). A multa para esta infração é gravíssima e gera uma multa de R$ 293,47.

8 – Condicionamento: Os reflexos do corpo ou as respostas automáticas em momentos de riscos, muitas vezes, são cruciais para evitar um acidente. Às vezes é melhor desviar de um obstáculo ao frear diante dele. Pense rápido em situações de risco e racionalize. Estar com o sono em dia e com a alimentação correta contribuem com as reações mais eficazes. O uso de bebidas alcoólicas, drogas ou rebites tornam os reflexos mais lentos.

9 – Velocidades: Ande sempre na máxima permitida. Mantenha a maior distância possível dos outros veículos. Na chuva e na neblina essa regra deve ser ampliada, pois o piso molhado reduz o atrito dos pneus e o espaço necessário para as frenagens.

10 – Faça a manutenção preventiva do veículo. Pneus em bom estado e calibrados contribuem para uma melhor dirigibilidade do veículo.

 

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 98 anos. No mundo, emprega cerca de 65.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países.

Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:

Site: www.goodyear.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/goodyear_brasil/

Facebook: www.facebook.com/goodyearbr


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet